Seleção de râguebi recebe Espanha com objetivo de “ir à final” do REC24

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seleção de râguebi recebe Espanha com objetivo de “ir à final” do REC24
A seleção portuguesa num dos treinos
A seleção portuguesa num dos treinosFPR
A seleção portuguesa de râguebi recebe a Espanha no domingo, em Lisboa, com o objetivo de “ir à final” do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), assumiu esta sexta-feira o treinador, João Mirra, em declarações à agência Lusa.

A partir do momento em que estamos aqui, não podemos ser hipócritas, claro que queremos assumir o objetivo, ganhar este jogo e ir à final. Não faz sentido estar nesta fase da competição e não assumir esse objetivo”, afirmou o representante da equipa técnica liderada pelo consultor da World Rugby, Daniel Hourcade.

Portugal qualificou-se para as meias-finais do REC24 em primeiro lugar do Grupo B, apesar de ter sido surpreendido na Bélgica, na primeira jornada, com uma derrota por 10-6, que colocou em perigo o “primeiro objetivo, que era ficar entre os quatro primeiros classificados”.

Seguiram-se triunfos sobre a Polónia (54-7), em casa, e na Roménia (49-24), que recolocaram Portugal na rota do sucesso, apesar de João Mirra reforçar a ideia de que a seleção portuguesa está “numa fase de evolução” e, apesar de já não estar “na partida desta maratona”, ainda tem “muito caminho” para percorrer.

O primeiro objetivo era estamos nos quatro primeiros, mas queremos ser uma seleção de topo e as seleções de topo não podem fugir dessa responsabilidade de querer ganhar. Não podemos dizer que ganhar ou perder é indiferente, porque não é”, lembrou.

Pela frente, os lobos vão ter “uma equipa mais forte do que a Roménia”, pelo que terão de ser “mais consistentes” do que nos últimos encontros, “a começar pela questão de evitar cometer erros individuais” que acabem por prejudicar o coletivo.

Não podemos ser bons apenas durante 10, 15 ou 20 minutos, porque assim, contra seleções fortes, como a Espanha, habilitamo-nos a não controlar o jogo e o resultado pode não cair para nós”, advertiu Mirra.

O quinze inicial para defrontar a seleção espanhola será divulgado esta sexta-feira, a cerca de 48 horas do início do encontro.

Em 2023, as duas seleções defrontaram-se igualmente nas meias-finais do Europeu, também no Estádio do Restelo, num encontro que Portugal venceu por 27-10.

A seleção portuguesa de râguebi recebe a Espanha no domingo, em encontro das meias-finais do REC24, com início previsto para as 15:00, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e arbitragem do francês Benoît Rousselet.

Portugal qualificou-se para as meias-finais em primeiro lugar do Grupo B, após perder na Bélgica (10-6) e vencer a Polónia (54-7), em casa, e a Roménia (49-24), em Bucareste. Já a Espanha qualificou-se em segundo lugar do Grupo A, após vencer nos Países Baixos (20-18), a Alemanha (27-5), em casa, e perder na Geórgia (38-3).

As finais estão previstas para 17 de março, no Estádio Jean Bouin, em Paris.

O Rugby Europe Championship é o principal torneio europeu de seleções, com exceção do torneio das Seis Nações, que é uma competição privada. O antigo torneio das Seis Nações B, disputado por oito seleções desde 2023, joga-se anualmente e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade.

Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia (38-11), seleção que domina o historial da competição com 15 títulos em 21 edições.