Recorde as incidências da partida
Nos Jogos Olímpicos, a França superou a Argentina nos quartos de final, um passo importante no caminho para o ouro. Desta vez, os dois países enfrentaram-se na final em Hong Kong. Com uma série invicta de 15 jogos, os Pumas queriam somar mais um troféu, depois de vencerem o torneio em Perth e depois em Vancouver, onde haviam derrotado os franceses duas vezes.
Depois de derrotarem a Nova Zelândia, que os havia impedido na final de 2024, e Fiji, os franceses tinham pela frente outro jogo muito importante. Pressionados desde o início, os franceses evitaram um primeiro tento de Joaquín Pellandini, que se arrastou antes de esmagar a bola após uma defesa de Antoine Zeghdar.
Os Bleus empurraram os Pumas para o limite do campo adversário, resultando numa série de lances e penalidades. Na linha de fundo, Grégoire Arfeuil pensou que tinha aberto o marcador, mas foi derrubado in extremis antes de cometer uma falta.
Sólidos na defesa, os franceses impediram os argentinos de ultrapassar a linha de meio-campo, mantendo-os mesmo dentro dos seus 22. Na última oportunidade do primeiro tempo, os Pumas usaram o jogo de pés e, após um turnover, desperdiçaram um two-on-one (0-0).
O segundo tempo começou a favor dos Pumas. Depois de dois passes após contacto, os Pumas ganharam um pontapé-livre no limite dos 22. No entanto, o defesa da Azzurra escorregou bem, mas foi derrubado. Liam Delamare recebeu um cartão amarelo, deixando os seus companheiros de equipa com seis homens durante dois minutos.
Sem surpresas, os Pumas passaram para a frente através de Santiago Álvarez (5-0). A tensão entre as duas equipas aumentou e os Blues foram castigados: após a conversão falhada, os argentinos recuperaram a bola. O melhor marcador da Argentina, Marcos Moneta, aproveita para marcar debaixo dos postes (12-0).
Novamente 7-7, os Bleus reduziram a vantagem com Arfeuil, mas o apito soou dois segundos antes, impedindo qualquer esperança para eles (12-7). Foi o 16.º triunfo consecutivo dos argentinos, que têm estado ao seu melhor nível esta época.