O País de Gales e a França são as duas nações que vão dar o pontapé de saída - no dia 31 de janeiro, em Saint-Denis - com ambas as seleções a tentarem melhorar os seus desempenhos de 2024.
Antes do grande pontapé de saída, vamos analisar alguns fatores-chave para cada país.
Irlanda
Na qualidade de atuais campeões, os irlandeses vão tentar conquistar a coroa mais uma vez. Se o fizerem, será o terceiro título conquistado com sucesso.
A Irlanda chega ao torneio considerada por muitos como a favorita para vencer o Torneio das Seis Nações, mas sem o treinador Andy Farrell.
Farrell está atualmente a trabalhar com os Leões Britânicos e Irlandeses, pelo que Simon Easterby assumiu o cargo.
No entanto, os irlandeses são, sem dúvida, a melhor equipa do hemisfério norte e talvez só a França lhes possa fazer frente.
Em termos de jogadores a ter em conta ao longo do torneio, Sam Prendergast pode muito bem sair da sombra de Jack Crowley e tornar-se a estrela da equipa irlandesa.
Previsão de classificação: 2º lugar
Inglaterra
Os ingleses ficaram a pensar no que poderia ter sido em 2024, enquanto Steve Borthwick tentava finalmente perceber a identidade da sua equipa depois de ter assumido o cargo de treinador principal no final de 2022.
Foi uma experiência de aprendizagem para a Inglaterra, que agora parece uma equipa melhorada. A Inglaterra goleou o Japão por 59-14 na recente Série das Nações de outono e foi derrotada por uma pequena margem pelos gigantes do râguebi, Nova Zelândia (24-22), Austrália (42-37) e África do Sul (29-20).
Ainda assim, os ingleses precisam de melhorar a sua última exibição nas Seis Nações - e o jogo contra a velha rival Escócia (para a Taça de Calcutá) deverá ser bastante revelador.
Mas, tendo sido a única equipa a fazer mossa na campanha da Irlanda durante o torneio do ano passado (quatro vitórias e uma derrota), os ingleses ainda se podem sentir confiantes antes da edição de 2025.
De notar que Borthwick escolheu Maro Itoje para substituir Jamie George, colega de equipa dos Saracens, como capitão antes do Torneio das Seis Nações.
Previsão de classificação: 4º lugar

País de Gales
O País de Gales surpreendeu com uma série de desempenhos abaixo da média em 2024. De facto, para aqueles que precisam de ser recordados, os galeses perderam os cinco jogos que disputaram no ano passado. Isso valeu aos campeões das Seis Nações de 2021 a Colher de Madeira - apenas a segunda de sempre e a primeira desde 2003.
Sem querer ser demasiado pessimista, parece que os galeses poderão voltar a ter dificuldades nas Seis Nações de 2025.
Sob a direção de Warren Gatland, o País de Gales tem sido capaz de produzir alguns desempenhos impressionantes - sobretudo durante a sua primeira passagem, entre 2007 e 2019 - mas já há algum tempo que não se via isso.
Desde o último Torneio das Seis Nações, o País de Gales disputou um total de sete jogos e perdeu todos, exceto um - prevalecendo pela margem mínima (36-35) sobre os Queensland Reds da Austrália.
O País de Gales pode ter como consolo o facto de ter sido derrotado por uma margem muito pequena num jogo contra as Ilhas Fiji (24-19), mas resta saber até que ponto Gatland conseguiu galvanizar a sua equipa.
Previsão de classificação: 6º lugar
Escócia
Os escoceses podem orgulhar-se da sua prestação no Torneio Seis Nações de 2024, terminando apenas dois pontos atrás da Inglaterra.
Isso mostra que a Escócia evoluiu muito nos últimos anos, agora - ao que parece - confortavelmente à frente do gigante adormecido País de Gales e da relativamente pequena Itália.
As fileiras escocesas estão cheias de entusiasmo. Jogam com uma liberdade que Inglaterra e País de Gales não se podem dar ao luxo de ter, uma vez que as expectativas desde a viragem do século XXI não são tão elevadas.
Por falar em Inglaterra, pode agora argumentar-se - dado que a Escócia venceu os seus últimos quatro confrontos diretos contra os ingleses - que os escoceses são agora a equipa superior.
A Irlanda e a França são obstáculos enormes, e talvez sejam inultrapassáveis, mas esta é a melhor oportunidade que a Escócia teve desde os anos 90 para vencer o Torneio das Seis Nações.
Finn Russell, naturalmente, continua a ser "um a ser observado" antes do pontapé de saída, mas Duhan van der Merwe é, sem dúvida, uma superestrela por direito próprio.
Previsão de classificação: 3º lugar
França
Impulsionada pelo regresso da superestrela Antoine Dupont, quase de certeza o melhor jogador da sua geração, a França vai tentar conquistar o título das Seis Nações.
Representam a maior ameaça para a Irlanda e foram os que mais se aproximaram dos irlandeses no ano passado - mesmo sem Dupont, que viria a conquistar o ouro no râguebi de sete com a França nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Certamente, o confronto direto entre franceses e irlandeses deve ser o mais disputado do torneio deste ano.
Os irlandeses venceram a Escócia, a Inglaterra e o País de Gales no ano passado e, se conseguirem repetir a façanha - o que são mais do que capazes de fazer -, quem vencer entre Irlanda e França ganhará o Torneio das Seis Nações.
Com o regresso de Dupont e a estabilidade proporcionada pela sua equipa de apoio, a França será uma força quase insuportável este ano.
Previsão de classificação: 1.º lugar

Itália
Os italianos não costumam ter grandes expectativas para as Seis Nações. Tiveram uma participação bastante famosa no ano passado - em que evitaram o último lugar e conseguiram um empate com a França.
Os italianos também venceram a Escócia e o País de Gales e só terminaram abaixo dos escoceses graças aos seus pontos de bónus inferiores.
Se o País de Gales não melhorar drasticamente o seu desempenho recente, é muito provável que os italianos evitem o último lugar pelo segundo ano consecutivo - e podem até mesmo ultrapassar países como Escócia ou Inglaterra se as nações britânicas não forem cuidadosas.
Depois de ser nomeado Jogador do Campeonato de 2024, Tommaso Menoncello, de 22 anos, continua a ser o jogador a ter em conta na Itália este ano.
Previsão de classificação: 5.º lugar
Calendário
Primeira ronda
Sexta-feira, 31 de janeiro
França x País de Gales - 20:15
Sábado, 1 de fevereiro
Segunda ronda
Sábado, 8 de fevereiro
Itália x País de Gales - 14:15
Domingo, 9 de fevereiro
Terceira ronda
Sábado, 22 de fevereiro
País de Gales x Irlanda - 14:15
Domingo, 23 de fevereiro
Quarta ronda
Sábado, 8 de março
Escócia x País de Gales - 16:45
Domingo, 9 de março
Quinta ronda
Sábado, 15 de março
País de Gales x Inglaterra - 16:45