Itoje substitui o companheiro de equipa do Saracens, George, de 34 anos, que, no seu papel de hooker, se viu muitas vezes substituído no início da segunda parte, quando os jogos estavam equilibrados.
George tem sido o capitão da Inglaterra desde o Campeonato do Mundo de 2023, mas foi agora despromovido a vice-capitão.
Itoje já substituiu George quando este esteve fora de campo e a sua promoção é mais um papel de liderança para o defesa de 30 anos, que assumiu o cargo de capitão do Saracens no início da época.
A Inglaterra venceu apenas cinco dos seus 12 testes em 2024, uma sequência que incluiu cinco derrotas consecutivas e três derrotas seguidas em Twickenham.
"Com 88 jogos pela seleção inglesa, Maro tem sido uma figura central neste elenco por muitos anos, trazendo uma vasta experiência dentro e fora de campo", disse Borthwick, ele próprio um ex-capitão e trinco da Inglaterra.
"Ele é um líder calmo e influente, conhecido por seu compromisso em manter altos padrões e sua capacidade de motivar aqueles ao seu redor. Gostaria de reconhecer a liderança extraordinária de Jamie George, cujas contribuições como capitão foram significativas e continuarão a desempenhar um papel importante como vice-capitão", acrescentou.
Mas, aos 34 anos, George enfrenta uma luta para estar envolvido no próximo Mundial, em 2027, e ele também está a lutar pelo seu lugar como primeiro hooker, com a concorrência de Luke Cowan-Dickie e Theo Dan.
Itoje disse sentir-se "humilde e honrado" por ter sido nomeado capitão.
"É um privilégio verdadeiramente incrível para mim e para a minha família, e sinto-me grato por me ter sido dada esta oportunidade", afirmou.
"Com o papel vem uma grande responsabilidade, mas estou num ponto da minha carreira em que me sinto pronto para dar tudo de mim para servir a equipa e os adeptos com a capitania, e também dar o meu melhor em campo", acrescentou.
A equipa de Borthwick inclui o número 8 do Saracens, Tom Willis, mas não conta com o veterano apoiante Dan Cole e o médio Ben Spencer.
A Inglaterra tem um início difícil para o Torneio das Seis Nações, fora contra a Irlanda, bicampeã em título, em Dublin, a 1 de fevereiro.
Equipa de Inglaterra
Defesas: Oscar Beard, Elliot Daly, Fraser Dingwall, George Ford, Tommy Freeman, Ollie Lawrence, Alex Mitchell, Cadan Murley, Harry Randall, Tom Roebuck, Henry Slade, Ollie Sleightholme, Fin Smith, Marcus Smith, Freddie Steward, Jack van Poortvliet
Avançados: Fin Baxter, Ollie Chessum, Alex Coles, Luke Cowan-Dickie, Chandler Cunningham-South, Ben Curry, Tom Curry, Theo Dan, Alex Dombrandt, Ben Earl, Ellis Genge, Jamie George, Joe Heyes, Ted Hill, Maro Itoje (capitão), George Martin, Asher Opoku-Fordjour, Bevan Rodd, Will Stuart, Tom Willis
Treinador: Steve Borthwick (ENG)