Mais

Râguebi: Jalibert regressa à titularidade para o jogo de França contra Inglaterra, com Ntamack suspenso

Fabien Galthie, treinador da França, confia nas capacidades de Matthieu Jalibert
Fabien Galthie, treinador da França, confia nas capacidades de Matthieu JalibertReuters / Gonzalo Fuentes
O francês Matthieu Jalibert (26) será titular na defesa contra a Inglaterra no jogo das Seis Nações, no sábado, no lugar do suspenso Romain Ntamack (25), disse o treinador Fabien Galthie esta quinta-feira, ao fazer duas alterações em relação à equipa que derrotou o País de Gales no jogo de abertura.

Jalibert pediu para ser mandado de volta para o seu clube de Bordéus, quando descobriu que estava em segundo lugar na hierarquia do meio-campo, durante a série de outono de novembro passado, mas Galthie não o acusou.

"Não há nenhuma luta de poder com o jogador. A luta pelo poder é no campo, para nós", disse Galthie em conferência de imprensa.

"Quando tomamos decisões, trabalhamos diariamente com a forma dos jogadores e com os possíveis emparelhamentos. Quando vimos que Ntamack tinha recebido um cartão vermelho, começámos logo a trabalhar com a equipa e Matthieu Jalibert era a escolha óbvia. Ele sempre foi elegível. Sentimos que ele precisava de apanhar ar para se regenerar. A nossa proposta era que ele saísse deste ambiente de portas fechadas para se regenerar, mas mantivemos o contacto com ele e com o seu clube", explicou.

Ntamack recebeu um cartão amarelo por uma placagem ombro a ombro a Ben Thomas no final da goleada de 43-0 da França sobre o País de Gales, no jogo de abertura das Seis Nações, na sexta-feira, que foi aumentado para cartão vermelho após uma revisão.

A comissão disciplinar determinou que o ponto médio de entrada de seis semanas/jogos era apropriado, mas reduziu-o para três depois de o jogador ter aceitado que cometeu um ato de jogo sujo, juntamente com o registo disciplinar exemplar de Ntamack.

Damian Penaud, que falhou o jogo com o País de Gales devido a uma lesão no dedo do pé, será titular na ala em Twickenham.

Equipa da França:

15-Thomas Ramos, 14-Damian Penaud, 13-Pierre-Louis Barassi, 12-Yoram Moefana, 11-Louis Bielle-Biarrey, 10-Matthieu Jalibert, 9-Antoine Dupont (capitão), 8-Gregory Alldritt, 7-Paul Boudehent, 6-Francois Cros, 5-Emmanuel Meafou, 4-Alexandre Roumat, 3-Uini Atonio, 2-Peato Mauvaka, 1-Jean-Baptiste Gros

Substituições: 16-Julien Marchand, 17-Cyril Baille, 18-Georges-Henri Colombe, 19-Hugo Auradou, 20-Mickael Guillard, 21-Oscar Jegou, 22-Nolann Le Garrec, 23-Emilien Gailleton