Mais

Râguebi: Hollie Davidson, da Escócia, é a primeira mulher a arbitrar uma final europeia

Hollie Davidson, árbitra escocesa
Hollie Davidson, árbitra escocesaFRANCK FIFE/AFP
A escocesa Hollie Davidson vai arbitrar a final da Taça do Desafio Lyon-Bath, tornando-se a primeira mulher a arbitrar uma final europeia de râguebi, enquanto a georgiana Nika Amashukeli foi nomeada pelo EPCR, esta quarta-feira, para arbitrar a final da Taça dos Campeões, entre o Northampton e o Bordeaux-Bègles.

Hollie Davidson, de 32 anos, já tinha sido nomeada para arbitrar um jogo internacionalm entre a África do Sul e Portugalm em julho de 2024. A 5 de julho, a árbitra voltará a arbitrar um jogo de teste da seleção da África do Sul contra a Itália, em Pretória.

A final da segunda competição europeia terá lugar no Estádio do Principado, em Cardiff, a 23 de maio (21h00).

No dia seguinte (14:45), no mesmo estádio, a UBB vai encontrar um árbitro com quem está muito familiarizada. Amashukeli apitou o jogo dos quartos de final em Bordéus contra o Munster (47-29), bem como a fase de grupos contra o Leicester (42-28).

O georgiano de 30 anos também apitou o Crunch no último Torneio das Seis Nações, que terminou com uma vitória inglesa sobre os Bleus (26-25).

Será assistido pelo irlandês Andrew Brace, que apitou a vitória do Bordeaux-Béglais sobre o Toulouse (35-18) nas meias-finais, no início de maio.

No sábado, 24 de maio (14:45), a UBB tentará conquistar o seu primeiro título internacional contra o Northampton, que já se sagrou campeão em 2000.