Mais

Râguebi: Lyon perde com o Bath (37-12) e fica de fora da final da Challenge Cup

Lyon fica sem títulos esta temporada
Lyon fica sem títulos esta temporadaDavid Rogers / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Lyon começou bem o jogo, mas foi-se abaixo com o decorrer da partida, com falta de força física, e logicamente perdeu para o Bath. O LOU não conseguiu chegar à final e não ganhará a sua segunda Challenge Cup.

Recorde as incidências da partida

As finais europeias de râguebi começam com a Challenge Cup no Principality Stadium de Cardiff. Este foi o primeiro de dois duelos franco-ingleses entre o Bath Rugby e o Lyon OU, vencedor desta competição em 2022, e que provavelmente apostava a sua época nesta final, uma vez que o vencedor ganharia um bilhete para a Taça dos Campeões. No entanto, a equipa do Ródano era tudo menos favorita contra a melhor equipa atual da Premiership.

Mas a equipa do Ródano dominou os primeiros momentos do jogo, aproveitando o pontapé de saída para entrar no meio-campo inglês. Em menos de quatro minutos, Ethan Dumortier concluiu uma jogada de três passes no canto. Um excelente tento para iniciar a partida.

O Bath rapidamente diminuiu a diferença com um try, mas era o LOU que estava a colocar mais jogo na partida. A sua intenção ofensiva quase voltou a assombrá-los quando Will Butt rasgou a cortina defensiva durante quase 50 metros, mas não conseguiu marcar (15'). No entanto, esta jogada permitiu que o Bath entrasse no campo do Lyon e batesse na linha, até que Tom Dunn encontrou um caminho para passar aos 21 minutos.

Porém, a barragem do Lyon já se tinha rompido uma vez e estava prestes a romper-se uma segunda vez, quando Max Ojomoh marcou um tento após outro período de posse de bola. O Lyon não teve outra alternativa senão atacar novamente. O avanço de Davit Niniashvili trouxe o LOU de volta ao campo inglês, levando ao amarelo de Sam Underhill (laranja), e depois ao segundo amarelo de Will Muir.

Esta dupla superioridade numérica foi imediatamente castigada: Dumortier marcou dois golos na primeira parte, mas o vídeo teve a sua palavra. No entanto, os ingleses cometiam cada vez mais erros, mas, apesar das inúmeras oportunidades, o Lyon era bloqueado pela defesa inglesa e parecia ter perdido o barco ao intervalo (5-17).

O jogo precisava de começar bem, mas Bath converteu rapidamente três pontos para piorar ainda mais o resultado. O Lyon então partiu para o ataque e finalmente encontrou a abertura através de Arno Botha, que recompensou a determinação do Lyon (44').

Lyon explode

Mas a indisciplina do Lyon também estava presente e custou um penálti, o início de uma nova fase de bombardeio implacável, rapidamente concluída com um novo tento de Beno Obano. Fisicamente, os Lyonnais estavam à beira da asfixia; enquanto mostravam grande coragem na defesa, a falta de oxigénio fazia-se sentir ofensivamente. E o castigo chegou quando Tom de Glanville rompeu a cortina defensiva com uma facilidade incrível, fazendo com que Ben Spencer marcasse o tento que matou o jogo (64').

O buraco tinha sido cavado. Russell acrescentou uma penalidade para completar o quadro. Até ao fim, os LOU tentaram, mas depararam-se com uma defesa que não deixou passar nada. No final, o Lyon perdeu por 37-12 e não ganhará uma segunda Rugby Challenge Cup. Resultado de um jogo em que os Lyonnais explodiram fisicamente após um início prometedor. Se não houver uma reviravolta no Top 14, provavelmente não haverá Taça dos Campeões para o LOU na próxima época.