O selecionador do País de Gales, Warren Gatland, terá sido sem dúvida um espectador interessado, se bem que um pouco apreensivo, pois as duas equipas francesas - repletas do núcleo da seleção francesa - foram implacáveis nos dois jogos que se realizaram apenas 12 dias antes de os Bleus abrirem a sua campanha nas Seis Nações contra os vacilantes galeses em Paris.
A vitória por 66-12, com três ensaios de Penaud, garantiu ao Bordéus o primeiro lugar da Pool 1, com 20 pontos num máximo de 20, e a vantagem de jogar em casa na próxima ronda, em abril.
Maxime Lucu, o suplente francês de Dupont, Ugo Boniface, Yoram Moefana e Jacques Nguimbous marcaram todos os tentos do Bordéus, com Matthieu Jalibert a fazer oito conversões.
"A primeira parte do percurso foi muito bem gerida", disse o treinador do Bordéus, Yannick Bru: "Fomos sorteados na pool do Toulouse, então o menor erro nos custaria uma partida fora de casa na fase eliminatória."
A pesada derrota para os Sharks de Durban significou que o Ulster - que venceu o Exeter por 52-24 na sexta-feira - os ultrapassou para o quarto lugar com uma melhor diferença de pontos de -61 em comparação com os -87 dos sul-africanos.
O Ulster vai agora jogar fora de casa os oitavos de final da Taça dos Campeões, enquanto os Sharks caem para a Challenge Cup, a segunda divisão.
O Toulouse ficou em segundo lugar, com 19 pontos, atrás do Bordeaux no mesmo Grupo 1, mas a vitória por 80 a 12 sobre o Leicester foi igualmente impressionante, com uma dúzia de tentativas numa exibição magistral.
Ponto de bónus em 21 minutos
A estrela do scrum-half Dupont, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado, abriu o placar contra os Tigers, comandados por Michael Cheika. Dimitri Delibes e Emmanuel Meafou cruzaram em seguida, enquanto os donos da casa mostravam seu ótimo jogo de ataque.
O defesa italiano Ange Capuozzo mergulhou no canto para dar ao Toulouse um ponto de bónus ofensivo logo aos 21 minutos.
O Hooker Julien Marchand foi o próximo a ultrapassar a barreira branca, depois de um bom trabalho do extremo escocês Blair Kinghorn e do trinco francês Thibaud Flament, eleito o melhor jogador do jogo.
Meafou marcou o segundo e, com Thomas Ramos a fazer as seis conversões, o Toulouse estava a ganhar por 42-0 ao intervalo.
O scrum-half inglês Jack van Poortvliet fez um cruzamento para finalmente colocar o Leicester no placar no início do segundo período, mas o Toulouse respondeu logo em seguida com um chute de cinco pontos de Flament.
Uma jogada inteligente de Jack Willis libertou Capuozzo, e o italiano mostrou um bom jogo de pés para marcar o seu segundo golo, levando os hexacampeões da Taça a ultrapassar a marca dos 50 pontos.
O Leicester marcou mais dois tentos com Solomone Kata e Will Hurd, igualados por Ramos e Flament, com o seu segundo tento, antes de Dupont - agora a jogar no centro - e Matthis Lebel darem a última palavra.
Em suma, 146 pontos e 22 tentativas para as duas equipas francesas, material mais do que suficiente para Gatland e a sua equipa técnica do País de Gales reflectirem antes da sua assustadora viagem de sexta-feira à noite para o Stade de France.
O técnico da França, Fabien Galthie, no entanto, vai esfregar as mãos ao ter acesso a uma série de jogadores em boa forma que brilharam tanto no Top 14 quanto na Copa dos Campeões.