Desde meados da semana passada, com o regresso de Damian Penaud aos treinos, não havia grandes dúvidas de que o antigo jogador do Clermont-Ferrand estaria presente no Millennium.
Yannick Bru foi questionado na terça-feira se Penaud estaria presente e se estaria 100% apto, tendo respondido "sim" duas vezes, com um sorriso e sem entrar em pormenores.
Penaud lesionou-se a 4 de maio, pouco antes da hora de jogo, batendo com o tornozelo esquerdo após um lançamento no meio campo do Toulouse.
Penaud permaneceu no chão durante muito tempo antes de sair do relvado e foi ajudado pelos assistentes a sair do relvado, inicialmente sem conseguir pôr o pé no chão, antes de regressar a coxear aos balneários.
De acordo com os seus acompanhantes, o recordista de golos da equipa francesa foi diagnosticado com lesões nos ligamentos após os primeiros testes e, na altura, estavam "razoavelmente otimistas" quanto às suas hipóteses de recuperar para a final contra o Northampton.
Perante os Saints, a UBB deverá poder contar com um plantel praticamente completo, com as únicas ausências a serem o adepto sul-africano Carlü Sadie e o terceiro corredor australiano Lachlan Swinton, vítimas de "lesões ósseas ou traumáticas", como salientou Bru, bem como o jogador de abertura Mateo Garcia "que está a pagar a intensidade dos esforços dos sevens e das viagens".