Mais

Râguebi: Wainwright diz que País de Gales quer dar ao treinador interino Sherratt uma despedida positiva

Aaron Wainwright está na equipa inicial para o jogo das Seis Nações contra a Inglaterra em Cardiff
Aaron Wainwright está na equipa inicial para o jogo das Seis Nações contra a Inglaterra em CardiffDan Mullan / Getty Images via AFP
O técnico Aaron Wainwright diz que o País de Gales está determinado a terminar o breve período de Matt Sherratt como técnico interino "em alta" contra a Inglaterra, candidata ao título das Seis Nações, em Cardiff, no sábado.

O País de Gales acabará com as esperanças da Inglaterra de se tornar campeã se vencer no Principality Stadium, no terceiro e último jogo de Sherratt no comando.

O treinador de Cardiff assumiu o comando a meio do torneio, depois de Warren Gatland ter terminado a sua segunda passagem sem sucesso como treinador principal.

A Inglaterra, que tenta conquistar o seu primeiro título das Seis Nações em cinco anos, está no encalço da líder França, que enfrenta a Escócia no último jogo de sábado, depois de três vitórias consecutivas em Twickenham.

O País de Gales quer pôr fim a uma série de 16 derrotas em testes, que começou com uma derrota nos quartos de final, contra a Argentina no Campeonato do Mundo de Râguebi de 2023, em França.

A vitória também daria ao País de Gales a possibilidade de evitar uma segunda derrota consecutiva.

A Inglaterra, no entanto, teve vários dias difíceis na capital galesa nos últimos anos, com Wainwright a citar um encontro de 2019, quando o País de Gales conquistou o seu último Grand Slam.

"Foi um dos melhores dias que tive com uma camisola galesa", disse Wainwright, de 27 anos, avançado da linha de trás.

"Sempre que falo sobre o ambiente no Estádio do Principado, este é um dos mais ruidosos que já ouvi. O jogo da Irlanda em casa (nesta temporada) é o mais próximo disso há algum tempo. Se os adeptos conseguirem fazer algo assim, isso dá-nos energia e uma vantagem que nos vai certamente estimular", afirmou.

Wainwright, que já disputou 56 partidas pela seleção, acrescentou: "A ocasião encarrega-se de tudo. O jogo entre País de Gales e Inglaterra no Principality é enorme. Para nós, falámos um pouco sobre terminar estes três jogos com o 'Jockey' (Sherratt) em alta. Acho que o impacto que ele e o treinador T. Rhys Thomas tiveram no grupo foi enorme."

O capitão do País de Gales, Jac Morgan, sublinhou as palavras do colega Wainwright após uma sessão de treino esta sexta-feira.

"Estamos gratos por tudo o que o Matt tem feito. Ele tem sido fantástico desde que chegou com os rapazes, dando-lhes energia e a sua estrutura de ataque e tudo o mais", disse Morgan.

"Ele deu aos rapazes um pouco de confiança, e nós só queremos fazer uma boa apresentação para ele amanhã. Estou grato por tudo o que ele fez por nós nas últimas semanas", acrescentou.