Mais

Râguebi: Castigo de Jan-Hendrik Wessels (África do Sul) reduzido para oito semanas

Jan-Hendrik Wessels não teve sucesso no recurso contra a sua suspensão
Jan-Hendrik Wessels não teve sucesso no recurso contra a sua suspensãoGALLO IMAGES / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Jan-Hendrik Wessels, da África do Sul, não conseguiu reverter a suspensão de nove semanas por alegadamente ter agarrado os genitais de um adversário, mas viu o seu castigo reduzido em um jogo, confirmou a United Rugby Championship esta quarta-feira.

Wessels, de 24 anos, foi considerado culpado por um painel disciplinar da URC de "agarrar, torcer ou apertar os genitais" do flanqueador do Connacht, Josh Murphy, durante a vitória apertada dos Bulls em Galway, a 17 de outubro.

O jogador negou o ato, que não foi detetado pelos árbitros e para o qual não existia qualquer prova em vídeo. A denúncia foi apresentada pelo comissário de citações.

O painel disciplinar deu razão a Murphy, que tinha recebido cartão vermelho por agredir Wessels no ruck, decisão que foi anulada após o veredito de culpa de Wessels.

O Springbok de 24 anos recorreu da decisão e, embora o recurso tenha sido rejeitado, um comité independente considerou que o painel original errou ao aplicar uma suspensão de nove semanas e não teve em conta o comportamento de Wessels, reduzindo o castigo para oito semanas.

Assim, vai falhar os cinco jogos dos Springboks na série de Internacionais de Outono, começando já este sábado frente ao Japão.

"Após analisar os fundamentos do recurso e ouvir o Jogador e o seu Clube, o comité de recurso rejeitou os argumentos principais, mas reduziu o castigo em uma semana", afirmou a URC em comunicado.

"O painel tomou esta decisão porque a redução inicial a partir do ponto de entrada de menor gravidade (de 12 semanas) não considerou um aspeto do comportamento do Jogador no contexto do caso. O Jogador irá agora falhar oito jogos e estará disponível para jogar a partir de 20 de dezembro", acrescentou o organismo.