Mais

Râguebi: Joe Schmidt vai deixar o cargo de treinador da Austrália

Joe Schmidt restaurou algum orgulho com vitórias surpreendentes na digressão do hemisfério norte sobre Inglaterra e País de Gales em novembro
Joe Schmidt restaurou algum orgulho com vitórias surpreendentes na digressão do hemisfério norte sobre Inglaterra e País de Gales em novembroMark Metcalfe / Getty Images via AFP
O treinador dos Wallabies, Joe Schmidt, vai deixar o cargo no final do Campeonato de Râguebi deste ano, com a Austrália a anunciar na quinta-feira que vai começar imediatamente a procurar o seu sucessor.

O contrato original do neozelandês de 59 anos expirava no final da digressão dos Leões britânicos e irlandeses, no início de agosto.

O último jogo de Schmidt no cargo será agora o confronto da Taça Bledisloe contra a Nova Zelândia, a 4 de outubro, em Perth, depois de ter concordado em ficar mais algum tempo.

Os Wallabies vão procurar o quinto treinador em seis anos, depois de Michael Cheika, Dave Rennie, Eddie Jones e Schmidt, e um que os possa levar até ao Campeonato do Mundo de 2027, que a Austrália vai organizar.

"Estamos muito satisfeitos por Joe continuar a treinar os Wallabies para além do seu contrato atual", afirmou Peter Horne, diretor de alto rendimento da Rugby Australia.

"Depois de constatar o impacto positivo que Joe teve com a equipa de jogadores e treinadores dos Wallabies, fizemos questão de que ele ficasse depois da série dos Leões. Joe expressou-nos que estava a gostar do seu trabalho com os Wallabies, ao mesmo tempo que deixou clara a sua necessidade de passar mais tempo em casa com a família", acrescentou.

Schmidt presidiu a seis vitórias em Testes e sete derrotas desde que assumiu o cargo após a desastrosa segunda passagem de Jones no comando.

Jones supervisionou a primeira eliminação de sempre da Austrália no Campeonato do Mundo, antes da fase a eliminar em 2023.

O ex-treinador da Irlanda, Schmidt, restaurou algum orgulho com vitórias vistosas na digressão do hemisfério norte sobre a Inglaterra e o País de Gales em novembro.

"O British and Irish Lions é o nosso foco imediato", disse.

"Mas com o Rugby Championship seguindo tão de perto após a série do Lions, eu entendo a necessidade de continuidade em direção a dois jogos de teste fora contra a África do Sul", acrescentou.

O chefe executivo da Rugby Australia, Phil Waugh, agradeceu a Schmidt por estender o seu compromisso com os Wallabies.

"A motivação, os conhecimentos e a ética de trabalho de Joe foram fundamentais para restaurar o orgulho na camisola dos Wallabies. Estamos satisfeitos por Joe ter prolongado o seu envolvimento com os Wallabies para além do seu contrato inicial e estamos ansiosos por iniciar o processo de recrutamento do seu sucessor", afirmou.