Mais

Râguebi: Lesão de Damian Willemse preocupa África do Sul antes da digressão europeia

Damian Willemse lesionou-se na vitória dos Stormers na URC frente ao Benetton, no sábado.
Damian Willemse lesionou-se na vitória dos Stormers na URC frente ao Benetton, no sábado.PHILL MAGAKOE / AFP

O treinador dos Springboks, Rassie Erasmus, está apreensivo quanto à condição física do defesa Damian Willemse, que sofreu uma lesão muscular na coxa durante a histórica vitória dos Stormers por 31-16 frente ao Benetton, no United Rugby Championship, em Treviso, no sábado.

Willemse conseguiu terminar a partida, permitindo aos Stormers manterem os 15 jogadores em campo, mas foi deslocado para a ponta para reduzir o seu envolvimento, e o treinador John Dobson revelou a lesão após o encontro.

A gravidade da lesão ainda não é conhecida, mas pode significar que Willemse, peça fundamental na linha de trás dos Springboks, falhe parte ou mesmo toda a série de cinco jogos dos Internacionais de Outono, que inclui encontros frente ao Japão (em Londres, a partir do próximo sábado), França, Itália, Irlanda e País de Gales.

“Damian Willemse provavelmente tem uma distensão muscular na coxa,” afirmou Dobson após o jogo: “Foi colocado na ponta, o que achei uma decisão muito inteligente do (capitão) Ruhan (Nel), para que não tivesse de defender tanto. Isto pode comprometer parte da digressão (dos Springboks), mas o facto de ele não querer sair e continuar a jogar pelos Stormers foi algo muito especial.”

Willemse é o único defesa de raiz no plantel dos Springboks, embora também possa atuar como abertura ou centro, mas há vários jogadores que podem ocupar a camisola número 15.

Sacha Feinberg-Mngomezulu, Edwill van der Merwe, Ethan Hooker e até Cheslin Kolbe são opções, já que Aphelele Fassi está lesionado e o experiente Willie le Roux não foi convocado para a digressão.

Os Stormers, campeões da URC em 2022, nunca tinham vencido fora frente ao Benetton e infligiram a primeira derrota caseira aos italianos em exatamente um ano.

“É uma vitória muito especial para nós,” disse Dobson: “Nunca tínhamos ganho aqui e é realmente um campo difícil. Foi um jogo muito exigente, em que eles apresentaram claramente a sua equipa recheada de internacionais. A primeira parte foi fisicamente duríssima. Utilizaram estratégias diferentes das que enfrentámos nas quatro primeiras jornadas. Enquanto outras equipas chutaram a bola para fora, eles insistiram em remates contestáveis atrás de contestáveis. Conseguir uma digressão sem derrotas, para uma equipa que normalmente tem dificuldades a viajar, é um feito extraordinário deste grupo especial de jogadores”.