Os meios de comunicação social locais noticiaram em julho que Rui Vitória tinha recebido ofertas para regressar à Arábia Saudita, uma vez que treinadores e jogadores de topo, como Cristiano Ronaldo, Neymar e Karim Benzema, se juntaram a clubes sauditas.
Vitória, que assinou um contrato de quatro anos com o Egito em julho passado, está familiarizado com o futebol saudita depois de ter levado o Al Nassr ao título da liga sauditao em 2018/19.
"Posso não parecer, mas toda a minha vida fui uma pessoa emotiva e, por vezes, as relações com outras pessoas deixam-me satisfeito ou triste", disse o treinador português Vitória à beIN Sports na quarta-feira: "A minha convicção é que vim para o Egipto para enfrentar este desafio. Posso ganhar ou perder, mas tinha o sentimento e o desejo de aceitar o desafio. Isto é verdade. Recebi ofertas de vários clubes, mas enquanto estiver feliz no meu lugar, estarei aqui, e se não estiver feliz, serei o primeiro a dizer que quero ir embora. Gosto de estar aqui e da minha relação com os jogadores".
"As tentações financeiras são importantes, claro, para todos nós, mas também tenho as minhas convicções e adoro estar no Egipto", acrescentou o antigo treinador do Benfica.
Vitória diz ter boas recordações da sua passagem pela Arábia Saudita.
"No início tive algumas preocupações, mas depois fiquei contente por trabalhar na Arábia Saudita. Claro que há diferenças entre a Europa e o Médio Oriente. Mas, como já disse, foi um período muito bom que me abriu novos mundos e horizontes e, por isso, hoje acompanho com satisfação a abertura árabe e saudita ao mundo do futebol e a contratação de grandes estrelas, e estou muito feliz com a minha experiência anterior lá", acrescentou.
Vitória elogiou o capitão egípcio Mohamed Salah.
"Salah é um jogador de quem gosto muito dentro e fora do campo. Ele representa tudo, na minha opinião, que um jogador deve ter", disse: "É extremamente humilde, alegre, transmite energia positiva, tem um foco tremendo a nível profissional e preocupa-se muito com os companheiros e com a equipa, além de ser um jogador decisivo no momento certo."