Mais

Rumores do Mundial: Félix para o Aston Villa, Mudryk no Arsenal e Bellingham no Liverpool

Félix é um dos nomes mais falados para uma possível transferência em janeiro
Félix é um dos nomes mais falados para uma possível transferência em janeiroAFP
David Ornstein é jornalista do The Athletic e está no Catar a acompanhar o Campeonato do Mundo, mas já a pensar em janeiro. Especialista no que toca a transferências e rumores, revelou esta segunda-feira quais os nomes mais falados nos corredores da competição, com destaque para a possível ida de João Félix para... o Aston Villa.

À primeira vista parece uma história com poucas pernas para andar, porém, os argumentos de Ornstein referem as boas relações entre Jorge Mendes e a direção do clube inglês, com quem acertou recentemente a contratação do novo treinador Unai Emery.

O jornalista revelou que há interesse de vários clubes de topo em João Félix, que poderia estar disponível para empréstimo, a troco de uma quantia interessante e dos salários do jogador. Outros acreditam que o ex-Benfica estaria disponível para uma transferência a troco de cerca de 100 milhões de euros.

A saída do Atlético Madrid em janeiro é um dado praticamente certo, já que Miguel Angel Gil Marin, diretor-geral do clube, comentou na semana passada que "o mais razoável é pensar que ele (João Félix) saia".

Segundo Ornstein, outros recrutadores sugerem que Félix pode encaixar melhor no Arsenal devido ao estilo de jogo e até porque a lesão de Gabriel Jesus abriu espaço no plantel de Arteta, atual primeiro classificado da Liga inglesa.

Mikhaylo Mudryk

Porém, a aposta principal dos gunners para janeiro é Mikhaylo Mudryk. O extremo do Shakhtar Donetsk, de 21 anos, é um alvo identificado há algum tempo e fontes com conhecimento da matéria dizem que há uma boa hipótese de a transferência acontecer já em janeiro, apesar de não haver ainda acordo. O preço é que não é nada simpático, já que os ucranianos pedem cerca de 100 milhões de euros, mas existe confiança de chegar a um consenso por um valor inferior.

Jude Bellingham

Jude Bellingham tem sido uma das grandes figuras deste Mundial. O jovem de 19 anos é perseguido pelos grandes clubes europeus e o Borussia Dortmund não parece fechar-lhe a porta, desde que a proposta seja justa. O internacional inglês pode escolher para onde ir e os pretendentes começam a alinhar-se, com o Liverpool a chegar-se à frente.

Bellingham foi um dos melhores jogadores da Inglaterra
Bellingham foi um dos melhores jogadores da InglaterraAFP/Opta by Stats Perform

Real Madrid, Chelsea e Manchester City também estão à espreita, mas há também a possibilidade de Bellingham continuar em Dortmund - tem contrato até 2025 - evoluir por terras germânicas. Muitos na indústria elogiam o papel dos pais na gestão de carreira do jogador.

Gonçalo Ramos

Ornstein falou também sobre Gonçalo Ramos, apesar de não haver indícios sólidos sobre uma possível saída do avançado do Benfica. Certo é que o clube rejeitou propostas pelo jogador de 21 anos no verão e deve manter-se firme durante janeiro, até porque o jogador que fez um hat-trick diante da Suíça (6-1) tem contrato até 2026.

Amrabat e Ounahi

E já que falamos de Portugal, falemos dos carrascos. A impressionante campanha de Marrocos vai ter certamente consequências na carreiras de certos jogadores e, neste momento, há dois que saltam à vista: Sofyan Amrabat e Azzedine Ounahi.

Em 2020, a Fiorentina pagou cerca de 20 milhões de euros ao Club Brugge por Amrabat, agora com 26 anos, e apesar do desempenho no Catar, é difícil que mantenha o mesmo nível no clube italiano. Existem interessados, mas é esta dúvida, juntamente com a necessidade da Fiore em rever algum do dinheiro dispendido, que torna a transferência improvável já em janeiro.

Já Ounahi, de 22 anos, muito elogiado ao longo do torneio, tem atraído interesse de Inglaterra, Alemanha e Espanha. O médio do Angers, último classificado da Liga francesa, renovou contrato no verão e não tem cláusula de rescisão. Um porta-voz do clube disse que a saída do jogador "não é prioridade", mas que serão "estudadas todas as propostas sérias, preservando os interesses do emblema e do jogador". 

Yunus Musah

Outro dos destaques é o norte-americano Yunus Musah, de 20 anos, que tem contrato com o Valência até 2026, mas ao fim de três anos e meio em Espanha e depois de uma fantástica campanha no Mundial, o médio deve regressar a Inglaterra - onde fez a formação no Arsenal durante sete anos. Para que tal aconteça, o emblema ché deve exigir um pouco acima dos 20 milhões de euros.

Matheus Cunha

Matheus Cunha é também um dos nomes que ecoa nos corredores. O avançado brasileiro que ficou de fora da convocatória de Tite deve sair do Atlético de Madrid e rumar a Inglaterra. Um acordo com o Wolves, agora comandados por Julen Lopetegui, está a ser elaborado e pode incluir também o defesa Filipe - num pacote de 50 milhões de euros alinhavado por Jorge Mendes. 

No entanto, o Everton e o Leeds United também estão na corrida pelo jogador que não é representado pelo super agente português. O Aston Villa e o Arsenal estão também atentos.

Dominik Livakovic

Dominik Livakovic está a caminho de vencer o prémio de melhor guarda-redes do torneio, caso consiga dar seguimento às suas prestações pela Croácia. Se dá a sensação que tem algo a provar, é porque tem mesmo... Durante este verão o Manchester United, Leicester City e o Nottingham Forest tiveram oportunidade de o contratar e optaram por outras hipóteses.

O guardião do Dínamo Zagreb tinha um preço acessível entre 5 a 10 milhões de euros, mas foi posto de parte. Com 27 anos, Livakovic deve dar o salto para um grande clube europeu no final do Mundial, mas por um preço superior.

Mohammed Kudus

O ganês Mohammed Kudus, do Ajax, esteve a um passo de assinar pelo Everton no último dia de transferências, mas os neerlandeses optaram por segurar o jovem médio de 22 anos depois das saídas de Lisandro Martínez, Sebastian Haller, Antony e Gravenberch. O Liverpool já inquiriu sobre o médio, assim como vários clubes da Liga francesa.

Youssoufa Moukoko 

Youssoufa Moukoko tornou-se no jogador mais jovem a representar a seleção alemã ao entrar na derrota com o Japão por 2-1, aos 18 anos e três dias. O contrato do avançado com o Dortmund termina no final da temporada e o Chelsea está atento aos desenvolvimentos. Há clubes da Premier League que sentem as negociações com os blues bem avançadas e a transferência pode acontecer já em janeiro, apesar de o Dortmund ainda ter uma palavra a dizer.