A Rússia compete como convidada nos Jogos Desportivos da ALBA, evento inaugurado esta sexta-feira que reúne os países da "Aliança Bolivariana para os Povos da América", grupo político criado pelos falecidos Hugo Chávez e Fidel Castro em 2004.
A presença de 48 atletas dessa nação neste evento coincide com momentos de tensão e ameaças de boicote após a recomendação do presidente do ComitéOlímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para permitir que russos e bielorrussos participem de competições oficiais sob "bandeira neutra" e "a caráter individual".
"Bem-vindos os atletas que vêm da nossa irmã Rússia", declarou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no seu discurso na cerimónia de abertura, num estádio de basebol em La Guaira.
O COI, que baniu os atletas russos após a invasão da Ucrânia em 2022, ainda não tomou uma decisão sobre sua participação nos Jogos de Paris-2024.
Músicas tradicionais russas tocavam enquanto os seus representantes desfilavam, com o atleta de boxe Ivan Veriasov a transportar a bandeira. Veriasov e a ginasta de trampolim Iana Lebedeva, que participaram em Tóquio-2020, destacavam-se na delegação ao lado da mesa-tenista Iana Noskova, que competiu em Londres-2012.
Os Jogos da ALBA continuarão até ao dia 28 de abril em Caracas e nos estados vizinhos de Miranda e La Guaira.