Mais

Rússia vai relançar os Jogos da Amizade após 40 anos de interregno

O ministro dos desportos da Rússia, Oleg Matytsin, posa com atletas
O ministro dos desportos da Rússia, Oleg Matytsin, posa com atletasProfimedia
A Rússia tenciona relançar os Jogos Multidesportivos da Amizade no próximo ano, 40 anos após a sua primeira edição, anunciou o ministro dos Desportos, Oleg Matytsin, ao Presidente Vladimir Putin.

Matytsin afirmou que o evento se realizará após os Jogos Olímpicos de Paris, que decorrerão de 26 de Julho a 11 de Agosto do próximo ano. "Propomos intensificar a prática da realização de competições num formato aberto, a convite dos países parceiros", declarou Matytsin no sítio Web oficial do Kremlin, prosseguindo: "Continuamos a cumprir as suas instruções (de Putin) para organizar os Jogos Mundiais da Amizade no Outono de 2024. Consideramos necessário utilizar ao máximo os recursos das organizações públicas e estatais, tanto russas como internacionais, para que os Jogos se realizem com êxito, o que deverá acontecer regularmente no futuro".

Os atletas da Rússia e da sua aliada Bielorrússia foram excluídos das competições internacionais pelas federações, na sequência da invasão russa da Ucrânia, que Moscovo designa como uma "operação militar especial".

Alguns desportos olímpicos, como o tiro com arco, a canoagem, o ciclismo, a esgrima, o judo, o pentatlo moderno, o ténis de mesa, o taekwondo e o triatlo, readmitiram atletas dos dois países, mas o atletismo não.

O Comité Olímpico Internacional recomendou que os atletas russos e bielorrussos fossem autorizados a regressar às competições internacionais como neutros, embora ainda não tenha tomado uma decisão final sobre a sua participação nos Jogos de Paris.

Laços de Amizade

No ano passado, a Rússia organizou uma competição denominada Jogos de Solidariedade com o objectivo de "reforçar os laços de amizade internacionais entre Estados".

Os Jogos da Amizade foram organizados pela primeira vez em 1984 na União Soviética e noutros oito Estados socialistas que boicotaram os Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles.

Participaram cerca de 50 países, com os soviéticos a dominarem com 126 ouros, seguidos da Alemanha de Leste com 50.

Em 1986, Ted Turner, o bilionário fundador do canal de notícias por cabo CNN, criou os Jogos da Boa Vontade em resposta aos problemas políticos que rodearam os Jogos Olímpicos da década de 1980.

A invasão soviética do Afeganistão em 1979 levou os Estados Unidos e outros países ocidentais a boicotar os Jogos de Verão de 1980 em Moscovo. Quatro anos mais tarde, a União Soviética e os países do Bloco de Leste, com excepção da Roménia, boicotaram os Jogos de Los Angeles.

A primeira edição dos Jogos da Boa Vontade realizou-se em Moscovo, em 1986, e a última em Brisbane, em 2001. O evento acabou por ser cancelado devido às fracas audiências televisivas.


Menções