Mais

Sara Khadem avisada para não regressar ao Irão depois de competir sem hijab

Sara Khadem avisada para não regressar ao Irão depois de competir sem hijab
Sara Khadem avisada para não regressar ao Irão depois de competir sem hijabReuters
A jogaodra de xadrez chegou a Espanha esta terça-feira depois de ter sido aconselhada a não voltar para o Irão após o Campeonato do Mundo que se disputou no Cazaquistão.

Sara Khadem foi um dos destaques do Mundial de xadrez que se disputou na semana passada em Almaty (Cazaquistão) por ter competido sem hijab, obrigatório para as mulheres de acordo com a lei em vigor no Irão. Uma decisão que lhe custou o regresso ao país natal.

À Reuters, uma fonte próxima de Khadem explicou que a jovem de 25 anos foi aconselhada a não voltar a casa depois de ter recebido várias chamadas telefónicas com ameaças veladas. Desta forma, Sara acabou por rumar a Espanha onde chegou esta terça-feira e irá permanecer no futuro próximo.

De resto, as ameaças começaram ainda durante o torneio. Enquanto participava na competição, a organização, em cooperação com a polícia do Cazaquistão manteve uma vigilância apertada a Khadem que chegou mesmo a ter guarda-costas à porta do quarto do hotel onde se encontrava hospedada, de forma a prevenir algum tipo de ataque.


Menções