No sábado à noite, a estrela mexicana sofreu a terceira derrota da sua carreira, ao ser superado por decisão unânime pelo americano Crawford, em Las Vegas.
Crawford conquistou os quatro títulos do peso supermédio (168 libras - 76,2 kg) que Álvarez detinha desde 2021 e tornou-se o primeiro boxeador a ser campeão indiscutível em três divisões.
"Eu continuo a sentir-me um campeão, aconteça o que acontecer", afirmou Canelo à imprensa no Allegiant Stadium.
"É preciso aceitar as derrotas, mas eu vou continuar", garantiu Álvarez, ao ser questionado sobre como se sente por não ser campeão mundial pela primeira vez em muito tempo.
Canelo, de 35 anos, não adiantou se entre os seus planos está pedir uma vingança a Crawford para recuperar os seus cinturões.
"A única coisa que tenho na cabeça é aproveitar minha família e minha filha que acabou de nascer", afirmou o pugilista, acompanhado à mesa pela esposa, Fernanda Gómez.
"Em três ou quatro semanas vou conversar com minha equipa e ver o que vem no futuro (...) Certamente vêm coisas boas", disse.
O pugilista de Guadalajara, que foi incentivado pela maioria dos 70.000 espectadores, disse que, apesar da derrota, "foi uma grande noite para o boxe".
"Sinto muito orgulho do que foi conquistado hoje. Como mexicano, sinto muito orgulho do que alcancei e de como representei o meu país", disse Canelo antes de fazer um reconhecimento ao seu adversário.
"Sabíamos que Crawford é um grande pugilista. Fiz o que tinha que fazer, tentei com todas as minhas forças, mas ele merece todo o mérito", admitiu. "Às vezes tentas e o corpo não responde, é preciso aceitar", assumiu.
"Não é uma surpresa"
Crawford, que teve um breve diálogo com Canelo na sala de imprensa, mostrou confiança diante daqueles que previam uma derrota contundente para ele na luta de sábado, para a qual subiu duas divisões de peso.
"Eu sabia do que sou capaz. Não é uma surpresa para mim. É uma surpresa para todos vocês, porque não acreditavam em mim, mas eu só precisava de uma oportunidade", afirmou.
O lutador de Omaha (Nebraska), de 37 anos, voltou a valorizar uma carreira na qual saiu vencedor de todos os seus 42 combates.
"Diziam que eu só lutava com qualquer um, o que podem dizer agora?", perguntou.
"Esta é a minha vitória mais emblemática. Subindo duas categorias contra um campeão indiscutível, tirando todos os seus títulos, fazendo tudo o que eu disse que ia fazer, claro que significa muito", destacou Crawford, que atribuiu a frustração de Canelo no ringue às suas habilidades.
"Ele tentou ser competitivo, mas também respeitou o meu poder. O que mais o frustrou foi o facto de eu ter bloqueado os seus grandes golpes e o ter contra-atacado", disse Crawford, deixando aberta a porta para uma vingança.
"Estou aberto a tudo", confirmou.