Mais

Sebastian Coe critica o sistema de eleição do Presidente do Comité Olímpico

Sebastian Coe é candidato ao COI
Sebastian Coe é candidato ao COICHRISTINE OLSSON / TT News Agency via AFP
Sebastian Coe criticou esta sexta-feira o processo de eleição para a presidência do Comité Olímpico Internacional (COI), ao qual se candidatou, afirmando que o tempo dado a cada candidato para apresentar o seu programa foi demasiado curto e que o acesso aos membros do COI foi demasiado restrito.

O presidente do Comité deverá ser escolhido na quinta-feira, numa votação que terá lugar em Costa Novarino, na Grécia. Sete candidatos, incluindo Sebastian Coe, estão atualmente na corrida para substituir o Presidente cessante Thomas Bach.

Aos 68 anos, o antigo duplo medalhado olímpico nos 1500 metros e atual presidente da World Athletics, manifestou a frustração pelo facto de os candidatos terem apenas 20 minutos para apresentar o seu programa aos 109 membros do COI que irão eleger um deles. Lamentou também a falta de acesso aos candidatos por parte daqueles que vão eleger um deles.

"É um processo que precisa de ser revisto? Sim, sem dúvida", afirmou em conferência telefónica com as agências noticiosas: "Penso que há formas melhores e mais inclusivas de o fazer. É preciso ter mais acesso aos deputados, mais transparência. É difícil defender a nossa posição e não creio que seja esse o objetivo dos princípios orientadores de uma eleição. Uma eleição é importante porque permite que as pessoas conversem. No futuro, deverá ser um processo mais aberto e abrangente".

Os principais rivais de Sebastian Coe são Juan Antonio Samaranch Junior, cujo pai dirigiu o COI durante 21 anos, até 2001, e Kirsty Coventry, nadadora do Zimbabué e sete vezes medalhada com o ouro olímpico.


Menções