Mais

Seleção portuguesa de râguebi disputa Taça das Nações B a partir de 2026

Tomás Appleton, o capitão da Seleção Nacional
Tomás Appleton, o capitão da Seleção NacionalAFP
A seleção portuguesa de râguebi vai disputar a Taça das Nações B a partir de 2026, uma nova competição aprovada esta terça-feira pelo Conselho Geral da World Rugby, em Paris, disse à agência Lusa uma fonte ligada ao processo.

O organismo que superintende a modalidade a nível mundial aprovou esta terça-feira um pacote de alterações ao calendário global, que inclui a criação de uma Taça das Nações disputada bianualmente por 12 das principais seleções mundiais a partir de 2026.

Prevê, paralelamente, a realização de uma competição secundária, mas um sistema de subidas e descidas entre as duas competições não será implementado antes de 2030.

Portugal vai disputar a competição secundária com outras seleções do tier 2 e abaixo, o que deve incluir alguns países do Europe Championship e outras nações do hemisfério sul que também não ‘cabem’ na competição principal.

Esta será disputada pelas seleções do torneio das Seis NaçõesIrlanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia, França e Itália – e do Rugby ChampionshipNova Zelândia, Austrália, África do Sul e Argentina – além de duas seleções convidadas, que deverão ser, previsivelmente, o Japão e as Fiji.

Festejos de Portugal contra as Fiji
Festejos de Portugal contra as FijiAFP

Na competição secundária, para além de Portugal, deverão ‘caber’ as seleções classificadas logo abaixo no ‘ranking’, tais como Geórgia, Samoa, Tonga, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Roménia, Namíbia e Chile.

As novas competições devem contemplar os resultados dos jogos entre as seleções envolvidas nos torneios regionais, como o Seis Nações e o Europe Championship no hemisfério norte, e o Rugby Championship no hemisfério sul.

Os encontros entre seleções de diferentes regiões serão disputados nas janelas internacionais de julho e novembro.