E se houver um grande jogo, como o dérbi local, não hesite nem um segundo! Um jogo de futebol pode, muitas vezes, dizer muito mais sobre um local e a sua cultura do que um guia conceituado. Um bónus é o sabor da emoção autêntica.
A Croácia é o local ideal para umas férias de verão com sabor a futebol. O início de uma nova época oferece ao veraneante e ao adepto de futebol um menu fantástico.
No fim de semana passado, realizou-se o Dérbi do Adriático e, desta vez, o chamado Dérbi della Ucka está na ordem do dia. Ambos têm como protagonista o HNK Rijeka, da costa norte da Croácia.
Depois de ter vencido o recém-promovido, NK Rudes por 4-0 na jornada inaugural, o Rijeka foi derrotado pelo grande rival, Hajduk Split (1-0), no dérbi do Adriático e vai querer voltar ao caminho das vitórias perante outro adversário histórico: o NK Istra 1961 de Pula.
No primeiro encontro, o NK Istra empatou com o Lokomotiv Zagreb (1-1) e na semana seguinte, na receção a mais um grande emblema croata, foi derrotado na receção ao Dínamo Zagreb por 3-0.
As raízes italianas do dérbi da Ístria
O dérbi entre o HNK Rijeka e o NK Istra 1961 chama-se Derby della Ucka. Uka é uma cadeia montanhosa que se ergue na península croata da Ístria.
Rijeka é uma grande cidade portuária situada na baía de Kvarner, no ponto em que a Ístria se transforma em continente. Pula é, atualmente, sobretudo um destino turístico situado na costa ocidental da península da Ístria.
Toda a Ístria e, por conseguinte, ambas as cidades e clubes, têm uma história rica e colorida, mas também complexa.

A história jogou com o território da Ístria de maneiras muito significativas. Devido à localização estratégica dos portos na costa do Adriático e à proximidade com a Península Itálica, a Ístria tem sido um território procurado e, por isso, testado.
Muitas civilizações, culturas e formações estatais deixaram a sua marca nos anais da Ístria, desde os romanos, passando pelos Habsburgos, o Império Austríaco, a Austro-Húngaro e, depois de 1919, a Itália.
A Ístria fazia parte de Itálai desde o fim da Primeira Guerra Mundial até ao final da Segunda Guerra Mundial, especificamente até 1947, quando a península passou a fazer parte da Jugoslávia socialista (só Trieste permaneceu italiana).
Depois de 1991, a maior parte da Ístria tornou-se território croata, com apenas uma parte da Eslovénia a norte.
As fundações para uma rivalidade futebolística entre os clubes de Rijeka e Pula datam à parte italiana da história da Ístria, ao tempo do Reino de Itália, no início da década de 1920. Nessa altura, vários clubes de Fiume (Rijeka) e Poly (Pula) competiam em competições italianas de diferentes níveis.
O primeiro jogo de futebol oficial entre equipas dessas duas cidades foi disputado em 1920, entre a Juventus Enea Fiume e o US Pulese. A maior rivalidade formada com o tempo foi, claro, entre os dois clubes mais fortes das duas cidades, que eram o US Fiumana e o GSF Giovanni Grion Pola.
Entre 1930 e 1943, as duas equipas disputaram 20 jogos oficiais entre si, com 11 vitórias do Fiumana, cinco do Grion e quatro empates.
A formação dos atuais rivais croatas
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, as duas cidades passaram a fazer parte da Jugoslávia. Como todos os clubes da Jugoslávia, o US Fiumana reestruturou-se e passou a chamar-se SCF Quarnero e, em 1954, NK Rijeka.
Na segunda metade do século XX, o NK Rijeka passou a maior parte das épocas na Primeira Liga jugoslava, enquanto os clubes de Pula jogavam nos escalões inferiores.
Desde a independência da Croácia, o clube de Pula, o NK Istra, passou a fazer parte da nova liga croata e o dérbi local voltou a ser disputado.
Entre 1992 e 2000, o Rijeka, desde 1995 denominado Hrvatski nogometni klub (clube de futebol croata) - HNK -, e o Istra defrontaram-se 17 vezes. O Rijeka ganhou oito jogos, o Istra ganhou seis e três jogos terminaram empatados.
No entanto, em 2000, o NK Istra foi despromovido do campeonato e começou a afundar-se cada vez mais.

No entanto, outra equipa regressou à primeira liga. Em 2004, o clube NK Pula 1856 (em 1856, o Império Austro-Húngaro fez de Pula um porto de escala para a sua frota) foi promovido à primeira liga.
Em 2005, o clube passou a chamar-se NK Pula Staro Cesko (marca de cerveja), em 2006 NK Pula e, finalmente, no verão de 2007, NK Istra 1961. A última mudança de nome e de cores do clube foi forçada pelos seus adeptos, que exigiam sobretudo o regresso às cores tradicionais da cidade, o amarelo e o verde.
Este facto prova que - tal como acontece com outros clubes croatas - os adeptos são uma parte importante e significativa da cena futebolística local. As fações de adeptos leais e até fanáticos de ambos os clubes são bem conhecidas e, graças a eles, os jogos do Derby della Ucka têm um ambiente tenso.
A claque que apoia o HNK Rijeka chama-se Armada, enquanto os Demónios estão do lado do Pula.
Um dérbi sem favoritos
Historicamente, o HNK Rijeka é um clube muito mais forte. Chegou mesmo a conquistar o título croata na época 2016/2017, terminando de forma impressionante à frente do Zagreb e do Split. O Rijeka é também seis vezes vencedor da Taça da Croácia - a última vez que a conquistou foi em 2020.
Os futebolistas do NK Istra 1961 ainda não têm nenhum grande troféu no armário, mas a época passada foi a melhor da história do clube, terminando o campeonato em 5.º lugar, apenas um lugar atrás dos seus rivais.
Desde 2004, quando o NK Istra 1961 chegou à primeira divisão croata, disputaram-se 59 clássicos da Ístria.
O HNK Rijeka venceu 38 jogos, o NK Istra 1961 ganhou seis vezes e empatou quinze. Mas, como se costuma dizer, o dérbi não tem favorito.
O Derby della Ucka terá início no Estádio Rujevica, em Rijeka, no domingo, 06 de agosto, às 20:00.
Outros dérbies da semana
Sexta-feira, 04 de agosto
19:00 - Países Baixos - Johan Cruijff Schaal (Supertaça)Feyenoord x PSV Eindhoven
De Kraker
Antes do pontapé inicial da Liga neerlandesa, a Eredivisie, é a vez da Johan Cruiff Schaal (Troféu Johan Cruijff) - o nome da Supertaça, que é disputada entre o atual campeão da Liga e o vencedor da taça nacional.
O Feyenoord conquistou o título na época passada, enquanto o PSV venceu a taça (e terminou em segundo lugar no campeonato).
Estes são dois dos três (juntamente com o Ajax) maiores e mais bem sucedidos clubes dos Países Baixos.
Embora, de um ponto de vista puramente geográfico, não se trate diretamente de um dérbi, a rivalidade é muito forte entre os "três grandes" (De Grote Drie).
16:00 - Finlândia - Veikkausliiga
Pirkanmaan Derby
No dérbi da região de Pirkanmaa, no sul da Finlândia, defrontam-se o FC Ilves, de Tampere, e o FC Haka, situado 35km a sul, em Valkeakoski.
O Ilves tem 17 pontos ao fim de 17 jogos e está em 8.º lugar. O FC Haka está em 12.º lugar, com 13 pontos. O dérbi de Pirkanmaas entre duas equipas em dificuldades é uma oportunidade para somar pontos importantes na luta pela manutenção.
19:45 - Irlanda do Norte - NIFL Premiership
Coleraine FC x Ballymena United
A26 Derby
A Liga da Irlanda do Norte arranca com a primeira ronda de jogos este fim de semana. Logo no início, o Coleraine FC e o Ballymena United defrontam-se num dérbi. O nome do duelo vem da autoestrada A26, que liga as duas cidades do norte do país.
Na época de 2022/23, o Coleraine FC terminou em 6.º lugar na competição de apenas 12 equipas, enquanto o Ballymena terminou em 9.º.
Domingo, 6 de agosto
13:00 - Inglaterra - Campeonato (2.ª Liga)
Leicester City x Coventry City
M69 Derby / East Midlands Derby
O Leicester City foi despromovido da Premier League na época 2022/23 e o Coventry City falhou por pouco a promoção (perdeu nos penáltis para o Luton Town na final do play-off de promoção à principal competição de Inglaterra). Por conseguinte, as duas equipas das East Midlands (Midlands Orientais) vão defrontar-se no Championship.
A rivalidade entre o Leicester e o Coventry é designada por dérbi da M69, a autoestrada que liga Leicester a Coventry.
O plantel do Leicester City sofreu muitas alterações desde a despromoção, com as saídas de James Maddison (Tottenham), Harvey Barnes (Newcastle) e Youri Tielemans (Aston Villa).
O dérbi da M69 (que teve lugar pela última vez em 2012), no início da nova época, será um encontro extremamente interessante.
