Semana de Dérbi: Slask Wroclaw e Zaglebia Lubin defrontam-se no dérbi da Baixa Silésia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: Slask Wroclaw e Zaglebia Lubin defrontam-se no dérbi da Baixa Silésia

Resumo semanal das rivalidades no futebol europeu
Resumo semanal das rivalidades no futebol europeuFlashscore/Profimedia
A pausa de verão do futebol está a chegar ao fim. Depois de algumas semanas de dieta, as novas ligas estão a começar na Europa e muitas delas têm estado a preparar verdadeiras iguarias para nós, desde as primeiras jornadas. As refeições de futebol mais suculentas, mas também mais picantes, são os dérbies - jogos que não se limitam a desfrutar de 90 minutos dentro das quatro linhas, mas que significam muito mais.

Os dérbis são batalhas entre rivais irreconciliáveis, em que as disputas mútuas muitas vezes infiltram-se através das paredes dos estádios na vida de cidades ou regiões inteiras. Na nossa nova rubrica "Semana de Dérbi", apresentamos-lhe um resumo dos dérbis mais interessantes e importantes do mundo do futebol da semana, juntamente com histórias interessantes.

A batalha pela Baixa Silésia

Podemos comer um bom bife de futebol na segunda ronda da Ektraklasa, principal liga polaca. No sábado, 29 de julho, às 19:00, realiza-se o dérbi da Baixa Silésia ("Derby Dolnego Slaska") entre os dois maiores clubes da Baixa Silésia , o Slask Wroclaw e o Zaglebia Lubin.

O Slask Wroclaw foi fundado em 1947 na capital da Baixa Silésia, Wroclaw, que tem uma população de mais de 650.000 habitantes. O primeiro nome do clube era Pionier (Pionyr) Wroclaw. Alguns anos mais tarde, o clube tornou-se um clube do exército - Centralny Wojskowy Klub Sportowy Wroclaw. A alcunha da equipa e dos seus adeptos, Wojskowi, também se baseia na sua história militar.

O nome de toda a região (Slask, Silésia em polaco) foi adotado pelo clube em 1957. Desde 2011, a casa do Slask Wroclaw é o novo e belo estádio Tarczynski Arena Wroclaw, com capacidade para mais de 45.000 espectadores. O estádio foi um dos anfitriões do Euro-2012.

Lubin, a casa do Zaglebie, fica 70 quilómetros a oeste de Wroclaw e tem mais de 70.000 habitantes. O primeiro antecessor do Zaglebie Lubin foi fundado por membros locais da Organização Juvenil da Associação das Universidades dos Trabalhadores (Organizacja Mlodziezy Towarzystwa Uniwersytetow Robotniczych - OMTUR) em 1945.

Nos primeiros anos da sua existência, a equipa funcionou apenas a nível regional. No entanto, tudo mudou, tal como a situação em toda a região de Lubin, em 1957. Foi nessa altura que foram descobertos ricos depósitos de cobre nas proximidades da cidade. Com a criação da mina de cobre, Lubin tornou-se um dos principais centros industriais da Polónia socialista.

Graças à riqueza recém-adquirida, o clube de futebol local também ganhou a ambição de começar a competir com os melhores, a nível nacional. A KGHM Polska Miedz, a empresa mineira estatal, tornou-se a proprietária direta do clube (e ainda hoje o é). O clube mudou o seu nome, primeiro para Gornik ("Mineiro") e, mais tarde, para o atual Zaglebie (termo que designa uma panela de mineração, a localização de um mineral).

Na década de 70, o clube subiu das competições regionais para a segunda divisão e, na década de 80, entrou pela primeira vez na elite. Desde 2009, os jogos em casa do Zaglebie são realizados no moderno Stadion Miejski, com capacidade para 16.000 espectadores. Os futebolistas e os adeptos do clube são apelidados de Miedziowi.

No passado, antes da ascensão do Lubin e do clube local, outros clubes, como o Gornik Walbrzych, disputavam com o Slask Wroclaw o título de melhor clube da Baixa Silésia. No entanto, nas últimas quatro décadas, foi o Zaglebie Lubin que se afirmou como o segundo melhor clube da região e, por conseguinte, o maior rival do Slask Wroclaw.

Ambos os clubes alcançaram grandes êxitos ao longo da sua história, mesmo nos últimos tempos. O Slask Wroclaw conquistou o seu primeiro título de campeão em 1977. Ganhou duas vezes a Taça da Polónia (1976, 1987), duas vezes a Supertaça da Polónia (1987, 2012) e uma vez a Taça da Liga (2009). O Slask conquistou o seu segundo título de campeão na época 2011/2012. O Zaglebie Lubin também é bicampeão polaco. O Lubin conquistou o título em 1991 e 2007. Em 2007, os jogadores do Zaglebie também ganharam a Supertaça.

No entanto, muitas vezes mais importante do que ganhar troféus é ter sucesso no dérbi e não ser derrotado pelos rivais. Isto é especialmente verdade para um certo grupo de adeptos - os ultras. Estes são, especialmente na Polónia, uma parte integrante e muito importante da cultura do futebol.

Os Hooligans do Slask Wroclaw são uma das maiores e mais conhecidas (embora muitas vezes num sentido bastante negativo) fações de ultras do futebol polaco. Os seus membros têm frequentemente opiniões radicais de direita. Dado o ressentimento histórico em relação ao antigo governo comunista polaco, ainda hoje não é raro ver slogans anticomunistas nas bancadas. Os hooligans que professam as cores do Slask intitulam-se Szlachta z Wroclawi (Nobreza de Wrocław), também para se elevarem acima dos Coppermen da indústria de Lubin.

As complexas relações dos hooligans polacos

Desde a década de 70, o hooliganismo futebolístico na Polónia transformou-se num fenómeno poderoso, historicamente igual em escala aos hooligans das Ilhas Britânicas, e agora ultrapassando-os em frequência, atividade e radicalismo. As relações entre as várias fações são complexas, não se configurando como "todos contra todos".

Um tipo de relação entre grupos de ultras do futebol é a amizade ("zgoda" em polaco). Trata-se de uma aliança entre hooligans de dois ou mais clubes. Os adeptos do Slask estão de "acordo", por exemplo, com os ultras do Lechia Gdansk ou do Motor Lublin. O Zaglebie Lubin tem uma aliança com os adeptos do Arka Gdynia. No entanto, também existem acordos transfronteiriços - os hooligans do Slask são amigos dos adeptos do Ferencvaros, da Hungria, ou dos ultras do Opava, da República Checa (aos quais se opõe uma aliança entre os ultras do Banik Ostrava e do GKS Katowice, da Polónia).

O oposto, ou seja, as relações de ódio entre as fações de hooligans do futebol, é designado por kosa em polaco. Exemplos típicos são as relações entre adeptos cujos clubes jogam derbies entre si, ou clubes de diferentes regiões e grandes cidades que competem entre si de outras formas que não apenas nos campos de futebol.

Uma forma específica de relação entre hooligans são os chamados acordos de cooperação, que muitas vezes são apenas temporários. O quarto tipo é uma relação puramente neutra.

As ultras dos dois maiores clubes da Baixa Silésia - o Slask Wrocław e o Zaglebie Lubin - estão, naturalmente, na mais formidável das oposições. Isso torna o dérbi de sábado da Baixa Silésia ainda mais interessante e importante para ambos os clubes, ambas as cidades e toda a região.

Dérbi número 51

Em termos de troféus conquistados, o Slask está um pouco melhor, mas o Zaglebie está ligeiramente à frente no saldo de confrontos diretos. Dos 50 encontros disputados até ao momento, o Zaglebie Lubin venceu 21 vezes, o Slask Wrocław venceu 17 vezes e em 12 casos o dérbi terminou empatado. O último dérbi, em janeiro de 2023, terminou com uma derrota caseira do Slask por 0-3. Além disso, o Slask Wrocław quase garantiu a segurança no campeonato nessa época.

Os últimos jogos entre os clubes
Os últimos jogos entre os clubesLivesport

Escapou à despromoção por apenas um ponto, enquanto o Zaglebie Lubin terminou em 9.º lugar. Na primeira ronda da época 2023/24, o Lubin conseguiu dar a volta ao jogo contra o Ruch Chorzow e venceu por 2-1, enquanto o Slask perdeu uma vantagem nos últimos dez minutos contra o Korona Kielce e perdeu dois pontos. No dérbi da Baixa Silésia de sábado, o número 51, os anfitriões têm muito para compensar.

Os outros dérbis deste fim de semana

Sábado, 29 de julho

12:00 - Suécia - Superettan

Ostersund FK x GIF Sundsvall

Norrlandsderbyt (dérbi de Norrland)

Ostersund é mais conhecido pelo biatlo, mas no verão, a atenção dos adeptos do desporto no centro da Suécia vira-se significativamente para o dérbi entre os dois clubes locais. A meio da competição principal sueca, o Superettan (disputado num sistema de primavera e outono). A equipa da casa, o Ostersund FK, está em 6.º lugar na tabela, enquanto o Sundsvall está em 12.º, mas apenas 3 pontos separam as duas equipas.

Domingo, 30 de julho

20:05 - Croácia - HNL

Hajduk Split x HNK Rijeka

Dérbi de Jadranski (Dérbi do Adriático)

O dérbi do Adriático entre os dois maiores clubes das cidades costeiras croatas de Split e Rijeka é famoso pelo seu ambiente ruidoso, que se deve aos grupos de adeptos de ambos os clubes - a chamada Torcida do Hajduk Split e a Armada, que apoia os futebolistas do HNK Rijeka.

18:15 - Noruega - Eliteserien

Bodo/Glimt x Tromso IL

Slaget om Nord-Norge (Batalha pelo Norte da Noruega)

16:00 - Noruega - Eliteserien

SK Brann x Viking FK

Vestlandsderby (dérbi de Vestland)

A Eliteserien norueguesa terá um dérbi nos oitavos de final (também disputado no sistema primavera-outono). O líder da tabela (Bodo/Glimt, 41 pontos) defrontará o Tromso (30 pontos), terceiro classificado, num confronto entre dois clubes de fora do Círculo Polar Ártico.

No segundo dérbi do fim de semana, defrontam-se clubes que representam dois grandes portos noruegueses. O SK Brann está sediado em Bergen e o Viking FK em Stavanger. Além disso, trata-se também de um confronto entre equipas que se encontram no topo da tabela: o Brann está atualmente na 5.ª posição (27 pontos) e o Viking na 2.ª (32 pontos).