Depois de ter garantido o primeiro lugar do Grupo B da Liga dos Campeões, com a vitória diante do Atlético Madrid, o FC Porto regressa a uma realidade menos agradável no campeonato. No terceiro lugar, depois de ter somado apenas um ponto nas duas jornadas anteriores – derrota com o Benfica (0-1) e empate com o Santa Clara (1-1) – Sérgio Conceição reconheceu que existe pressão devido aos oitos pontos que separam os dragões da liderança.
‘’A pressão é sempre a mesma, porque somos obrigados sempre a ganhar e apresentar resultados. Agora, é uma pressão bem melhor estar na frente, ou é mais feliz, pelo menos. Estar atrás nunca é melhor, disso não tenho dúvida. Temos de ir atrás do prejuízo, que não é pouco, são oito pontos, temos consciência disso, mas o campeonato ainda é longo, e esta vai ser uma batalha que queremos ganhar’’, explicou, falando das dificuldades em mudar o chip da Europa para as competições domésticas: ‘’Não é só um problema do FC Porto. Por essa Europa fora vê-se prestações de equipas na Liga dos Campeões que depois no campeonato sofrem um pouco. Há vários fatores e nós equipa técnica temos de saber dar a volta à situação. Temos um grupo de jogadores inteligentes e há esse desafio e compromisso da equipa de fazer muito melhor do que fizemos no passado recente no campeonato, que é o nosso principal objetivo’’.
E nesta ‘’batalha’’, o FC Porto vai ter pela frente o Paços de Ferreira, último classificado e única equipa que ainda não venceu nesta edição da Liga, num jogo a contar para a 12.ª jornada.
‘’A classificação não nos diz muito. É um jogo contra um clube que tem feito épocas atrás de épocas na Liga e é uma equipa tem qualidade. Não está a atravessar um bom momento, daí a troca de equipa técnica e a partir daí começam as dificuldades da nossa preparação do jogo. Não podemos adivinhar se vão ter o mesmo comportamento dos últimos dois jogos aqui no Dragão. O José Mota anda há muitos anos nisso, com muita experiência e no mínimo pede o máximo aos jogadores, naquilo que é o foco e a agressividade. Espera-nos um adversário difícil, dentro de um jogo que temos de dar uma resposta após ter conseguido apenas um ponto nos últimos seis. A responsabilidade de ganhar é nossa e temos de estar mais focados em nós’’, atirou.

Este será o antepenúltimo jogo dos dragões antes da paragem da Liga para a realização do Campeonato do Mundo. Instando a explicar se esta pausa vai beneficiar o FC Porto por ser uma quebra no ritmo do Benfica, Sérgio Conceição não se mostrou muito expansivo.
‘’Vamos ter a Taça da Liga, ninguém está ceto de nada, há muitos jogadores que vão para o mundial, não sabemos como e quando regressam. Temos de estar preparados, já pensámos em tudo o que é o nosso plano de trabalho, no que vamos fazer durante esse período, mas não podemos dizer se é benéfico ou prejudicial para as equipas. Depende de muitos factores e a seu tempo vamos ver se alguém beneficia’’, concluiu.
''Pepê é dos jogadores que apanhei com mais qualidade''
Na véspera da conferência de imprensa, o FC Porto anunciou a renovação do guarda-redes Diogo Costa, uma das figuras da equipa na Liga dos Campeões. Uma notícia que Sérgio Conceição acolheu com satisfação.
‘’Já disse várias vezes que tudo o que é mercado fica perto do Dragão [o cão que está à entrada do centro de treino do Olival]. Sobre as renovações, eu não faço parte da administração, mas fico contente por ver que o trabalho da equipa técnica com os jogadores é reconhecido. Agora não sou dirigente para as comentar’’, frisou.
Além de Diogo Costa, Pepê é outro jogador que se tem destacado esta temporada com a camisola azul e branca. E na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços de Ferreira foi alvo de grandes elogios.
‘’Não gosto de individualizar, mas merece. É dos jogadores que apanhei com mais qualidade. É muito inteligente na forma como percebe que posição está a ocupar e o que tem de fazer, não são precisos muitos treinos. Não tem rotinas de lateral, mas já jogou atrás de brilhantismo. Ele é um jogador disponível e cabe-me a mim decidir onde o meto a jogar, exceto na baliza, onde tenho o Diogo Costa e mais três excelentes guarda-redes’’, atirou.
E questionado sobre a possibilidade de Marcano, titular diante do Atlético Madrid, manter o lugar no onze por troca com David Carmo, que tem estado com exibições mais apagadas, Sérgio Conceição deixou uma tirada inusitada.
‘’Se formos por aí, eu também sou criticado, precisava de uma folga de vez em quando. Os jogadores estão prontos para jogar, depende do que é a minha ideia para o jogo. Mudanças vão existir com certeza, porque o Zaidu está fora, mas de resto estão todos bem’’, concluiu, alertando para o facto de Pepe e Gabriel Veron também estarem entregues ao departamento médico.