Mais

Simona Halep espera voltar ao court em 2024: "Estou a treinar e a preparar-me"

Simona Halep quer participar nos Jogos Olímpicos de 2024
Simona Halep quer participar nos Jogos Olímpicos de 2024Profimedia
Em entrevista ao Paris Match, Simona Halep falou sobre o que quer do novo ano e confessou que quer participar nos Jogos Olímpicos de 2024.

"Continuo a treinar e a preparar o meu regresso ao court. Neste momento, não tenho equipa, por isso estou a treinar sozinha em Bucareste. É difícil encontrar motivação quando não há prazos desportivos e não se sabe o que o futuro nos reserva", disse Simona Halep.

Simona Halep quer participar nos Jogos Olímpicos de 2024

"Há muito poucas hipóteses de eu poder participar (nos Jogos Olímpicos), mas vou fazer tudo para que isso seja possível. Aconteça o que acontecer, eu estarei lá. Na pior das hipóteses, como espectadora, porque será mágico", acrescentou a tenista.

"Eu adoro Paris. É uma cidade onde, além dos meus êxitos desportivos, sinto-me em casa. Se a sanção se confirmar, não posso saber o que vai acontecer nos próximos três anos e como o meu corpo vai evoluir", explicou.

"O meu sonho é regressar em qualquer idade. Uma coisa é certa: quero escolher como terminar a minha carreira e não quero terminá-la noutro sítio que não seja no campo. Acho que o mereço depois de todo o trabalho árduo que fiz ao longo dos anos", acrescentou a antiga número 1 da WTA.

Halep suspensa do ténis

Halep, de 31 anos, bicampeã do Grand Slam, foi acusada de duas violações separadas do TADP. A primeira estava relacionada com um resultado analítico negativo (AAF) para a substância proibida roxadust, no US Open, em 2022, realizado através de testes regulares de urina durante a competição. A segunda acusação dizia respeito a irregularidades no passaporte biológico de atleta (ABP) de Halep.

O tribunal independente, criado pela Sport Resolutions, reuniu-se a 28 e 29 de junho de 2023 em Londres e ouviu testemunhas científicas especializadas em nome de Halep e da ITIA, tendo a jogadora também prestado depoimento diretamente ao painel no processo.

A 11 de setembro de 2023, o tribunal confirmou que a jogadora tinha cometido violações intencionais das regras antidopagem ao abrigo do artigo 2:

"A presença e utilização de roxadustat, como evidenciado na amostra de urina de Halep recolhida em 29 de agosto de 2022 no US Open. Utilização de uma substância ou método proibido durante 2022, com base na recolha e análise de 51 amostras de sangue fornecidas por jogadores no âmbito do programa ABP", podia ler-se.

Um dia depois, a 12 de setembro, Simona Halep foi suspensa por 4 anos. No final de outubro, decidiu contestar a decisão no CAS. Os responsáveis do CAS anunciaram que a sua audição terá lugar de 7 a 9 de fevereiro.