Mais

Simone Biles sobre Los Angeles 2028: "Não tenho a certeza se vou lá estar"

Simone Biles nos Prémios Laureus em Madrid
Simone Biles nos Prémios Laureus em MadridMARISCAL / EPA / Profimedia
O futuro ainda é incerto: a rainha da ginástica norte-americana, Simone Biles, está a deixar em aberto a sua participação nos Jogos Olímpicos de 2028, no seu país natal. "É tão emocionante o que vai acontecer em Los Angeles, mas não tenho a certeza se vou competir", disse Biles depois de ganhar o seu quarto Prémio Laureus em Madrid, que colocou a atleta de 28 anos a par da ídolo do ténis norte-americano, e recordista, Serena Williams.

A ideia de se reformar tem estado na mente de Biles há algum tempo, mas ela continua a lutar. Biles retirou-se de várias competições nos Jogos Olímpicos de 2024, em Tóquio, devido a problemas mentais. Recuperar desta situação foi um "feito de força" e levantar-se uma e outra vez foi "a coisa mais difícil".

E a preparação para os Jogos Olímpicos é um projeto a longo prazo.

"Muitas pessoas pensam que é apenas um compromisso de um ano, mas são simplesmente quatro anos de preparação", disse a sete vezes medalhista de ouro.

Palavras de elogio à sua rival

O que mais a motiva? O desporto e a sua amiga e rival Rebeca Andrade, do Brasil.

"Ela empurra-me, nunca tive ninguém tão próximo de mim", disse Biles, que foi relegada para o segundo lugar no solo pela sul-americana em Paris. "E um dia ela vai ser melhor do que eu", acrescentou.

Na noite anterior à cerimónia de entrega dos prémios, os dois tinham estado juntos no jogo do Real Madrid na LaLiga. No dia seguinte, foram ambas premiadas. Andrade pelo Comeback of the Year, depois de ter tido de superar três lesões graves no joelho, algumas das quais exigiram meses de reabilitação, e Biles, que foi nomeada Desportista do Ano para assinalar o 25.º aniversário dos Prémios Laureus.