A equipa comandada por Ricardo Barreiros, com três títulos continentais (1997, 1999 e 2001), até entrou mal no desafio, permitindo às transalpinas ficarem em vantagem no pavilhão Rota dos Móveis, logo à passagem do primeiro minuto, face ao golo Sofia Bertinato.
Contudo, Portugal operou a reviravolta no marcador, com tentos de Leonor Coelho (06), Raquel Santos (08) e Catarina Costa (15), ainda antes do tempo de descanso, e de Sofia Moncóvio (36) e Maria Sofia Silva (37), no segundo tempo. As italianas ainda encurtaram distâncias por Pamela Lapolla (44) e Sofia Bertinato (46).
Mais cedo, no outro encontro da poule, a Espanha (recordista de vitórias, com oito troféus, os últimos sete de forma consecutiva) fez o que quis da França (8-0), e lidera o Grupo A, em igualdade pontual com Portugal.
Aina Florenza, com três golos, foi a grande figura do jogo, no qual Mariona Colomer, Marta Piquero, Elsa Salvanyà, Victòria "Viky" Porta e María Sanjurjo também faturaram e ajudaram a fabricar o resultado muito volumoso para a La Roja.
As lusas defrontam a França, na terça-feira, seguindo-se a Espanha, na quarta, com os dois jogos a terem início às 19:30.
No Grupo B, Inglaterra ultrapassou sem dificuldades os Países Baixos (5-0), graças aos dois golos de Gemma Cannizzo e a outros três de Bethan "Beth" McCarthy, enquanto a Alemanha foi mais forte no duelo com a Suíça (4-2).
Carlota Molet, autora de dois, Saphira Giersch e Yolanda Kahmann assinaram os golos germânicos, ao passo que Noelia Rüegger e Livia Rubi fizeram os das suíças.
O Europeu feminino, que começou a disputar-se a partir de 1991, teve hoje início e será realizado de acordo com o formato masculino, com dois grupos de quatro equipas, definido segundo o ranking das seleções presentes.