Mais

Síntese: Portugal goleado por imparável Espanha no Europeu de hóquei feminino

Portugal foi derrotado pela Espanha
Portugal foi derrotado pela EspanhaFPP
Portugal foi esta quarta-feira goleado por Espanha, por 8-1, no Campeonato da Europa feminino de hóquei em patins, que decorre em Paredes, e vai agora defrontar nos quartos de final a Inglaterra.

As espanholas estiveram imparáveis, dominando desde o início e chegando ao intervalo já com 6-0 a seu favor, ganhando assim o Grupo A, com três vitórias em três jogos.

A Espanha termina em primeiro, com nove pontos, contra seis de Portugal, três de Itália, vencedora esta quarta-feira da França, por 5-3, que termina sem pontos.

As quatro seleções do Grupo A vão agora jogar, nos quartos, contra as participantes do Grupo B, na ordem inversa da classificação.

Esta quarta-feira, a Alemanha ganhou por 13-1 aos Países Baixos e a Suíça derrotou a Inglaterra por 4-1, pelo que alemãs ganham o grupo, com nove pontos, seguidas de suíças, com seis, inglesas, com três e neerlandesas, sem pontos.

Os quartos de final, na quinta-feira, terão no programa Portugal-Inglaterra, Espanha-Países Baixos, Itália-Suíça e França-Alemanha.

No pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, as lusas, que antes venceram italianas (5-3) e francesas (7-2), chegaram ao intervalo a perder por 6-0, na sequência dos tentos de Aina Florenza, que marcou aos 05, 07, 19 e 21 minutos, e de Marta Piquero (15) e Elsa Salvaña (16).

No segundo tempo, Leonor Coelho apontou para Portugal, aos 30, com a seleção espanhola a marcar ainda por Marta González (44) e Vitoria Porta (45).

A Espanha (recordista de vitórias, com oito troféus, os últimos sete de forma consecutiva), sofreu o primeiro golo no torneio.

Antes, o jogo entre Itália e França foi muito mais dividido, com as transalpinas a chegarem ao intervalo com 2-1 a seu favor, nunca descolando no marcador.

Rebecca Tacardi abriu o marcador para Itália, aos 15 minutos, e Ninon Dubocquet empatou, aos 21 minutos. As italianas passaram de novo para a frente, aos 24, por Elena Tami.

Na segunda parte, Emma Cazzola fez o 3-1, aos 27, com Solène Cayol a encurtar de novo distâncias, apontando o 3-2, aos 32.

A Itália voltou a alargar a vantagem, aos 37, com novo golo de Rebecca Taccardi.

Solène Cayol marcou de novo também, aos 42, relançando a incerteza para o resultado final, antes de Emma Cazzola fixar o 5-3 final, a dois minutos do fim.

O Europeu feminino, que começou a disputar-se a partir de 1991, é realizado de acordo com o formato de dois grupos de quatro equipas, definidos segundo o ranking das seleções presentes, um reunindo as quatro seleções mais fortes e o outro as restantes.