Adelboden voltou a proporcionar imagens sensacionais este sábado. Milhares de adeptos do esqui transformaram a estância suíça num autêntico mar de celebração, decorado com inúmeras bandeiras vermelhas e brancas.
E o herói do povo voltou a dar início à grande festa do esqui. Marco Odermatt esteve num nível à parte no clássico de slalom gigante e triunfou sob aplausos frenéticos, à frente do brasileiro Lucas Pinheiro Braathen (+0,49) e do francês Leo Anguenot (+0,68).
Odermatt venceu pela quinta vez em Adelboden.
"Isto é único. O ambiente aqui é inacreditável. Ganhar pela quinta vez em Adelboden é extraordinário. Senti-me muito bem durante toda a semana, treinei muito bem. Uma preparação assim faz toda a diferença. A pista estava fantástica, os organizadores merecem todos os elogios", afirmou entusiasmado após a corrida.
Leo Anguenot, que subiu ao pódio pela segunda vez ao terminar em terceiro, guarda memórias especiais de Adelboden: "É uma loucura. Adelboden tem um lugar muito especial no meu coração. Foi aqui que disputei a minha primeira corrida, conquistei os meus primeiros pontos e agora estou pela segunda vez no pódio. Incrível. A segunda manga correu-me mesmo bem."
Haaser, o melhor austríaco
Para os melhores esquiadores da Áustria, o slalom gigante terminou com sentimentos mistos. O campeão do mundo Raphael Haaser foi oitavo (+1,78), enquanto o atleta do DSV Fabian Gratz ficou logo atrás, em nono lugar (+1,92).
"Consigo aceitar bem este resultado. Em comparação com as últimas corridas, houve evolução. Estou no caminho certo. A diferença de tempo ainda me faz pensar um pouco", resumiu o vorarlberguense Haaser, satisfeito.
Marco Schwarz e Stefan Brennsteiner, que este ano têm estado em excelente forma no slalom gigante, acabaram por abandonar a prova devido à neve intensa. O desagrado era visível no rosto de Schwarz: "Não consegui apoiar-me bem no esqui exterior e escorreguei. Esta desistência dói imenso, mas amanhã já há nova oportunidade."
No domingo, Adelboden recebe o slalom. A primeira manga começa às 9:30, com a decisão marcada para as 12:30.
