Mais

Esqui: Lindsey Vonn está doente mas determinada a participar no Campeonato do Mundo

Lindsey Vonn, dos EUA, em ação em Saalbach, Áustria
Lindsey Vonn, dos EUA, em ação em Saalbach, ÁustriaReuters / Lisi Niesner
A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn disse que estava a sofrer de uma "constipação ou gripe", mas não deixaria que a doença fizesse descarrilar o seu regresso ao Campeonato do Mundo, aos 40 anos, no Super-G desta quinta-feira.

A esquiadora mais velha a medalhar num campeonato, a sua última medalha de bronze em descida em 2019, aos 34 anos, publicou uma história no Instagram que a mostrava a usar uma máscara de inalador e as palavras "estado atual... podia ser melhor".

"Estou com um forte resfriado ou gripe, mas não se preocupem, eu não deixaria algo assim me impedir de correr depois de tudo que passei para chegar aqui", disse Vonn num post, desde o resort austríaco de Saalbach.

"Acho que a competidora em mim ainda está lá", acrescentou.

Vonn, oito vezes medalhista em campeonatos mundiais e campeã olímpica de downhill em 2010, calculou que tinham passado 2.187 dias desde a sua última corrida no campeonato.

A 82 vezes vencedora da Taça do Mundo terminou em quarto lugar numa prova de Super-G em St. Anton, Áustria, no mês passado, e em sexto lugar numa descida na mesma estância.

Na quinta-feira, deve começar com o peitoral número 30.

"Sinto-me sortuda por ter esta oportunidade, mas também grata por ter conseguido ganhar o meu lugar aqui com um corpo que está finalmente a funcionar de novo", disse a bicampeã mundial antes da atualização da doença.

"Sei que ainda tenho capacidade para ter sucesso neste desporto, mas será que todas as peças do puzzle se vão encaixar amanhã? Não sei. O que eu sei é o seguinte: Vou dar o meu melhor, não vou tomar isto como garantido e vou divertir-me... e se amanhã nem tudo se encaixar, também não há problema. Ainda tenho 368 dias para o descobrir", acrescentou.

Vonn fez do esqui nos Jogos Olímpicos de inverno de Milão-Cortina 2026, que começam em fevereiro próximo, o principal objetivo do seu regresso.