Esqui alpino: Lindsey Vonn conquista a sua 84.ª vitória na Taça do Mundo

Lindsey Vonn, este sábado
Lindsey Vonn, este sábadoBARBARA GINDL / APA / AFP

A norte-americana Lindsey Vonn venceu este sábado a descida de Zauchensee (Áustria), pontuável para a Taça do Mundo de esqui, alcançando aos 41 anos a sua 84.ª vitória no circuito, a segunda nesta época de inverno.

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, a "Speed Queen" destacou-se num percurso encurtado devido às condições meteorológicas, superando a norueguesa Kajsa Vickhoff Lie (+ 37/100) e a norte-americana Jacqueline Wiles (+ 48/100).

Em condições complicadas, com a partida rebaixada devido à fraca visibilidade, Vonn manteve-se sempre competitiva do início ao fim do traçado. Destacou-se sobretudo na segunda metade da prova, ao traçar curvas muito diretas para potenciar a velocidade e lançar-se a grande ritmo até à meta.

De regresso ao circuito mundial no ano passado, após mais de cinco anos de afastamento, e livre de dores graças à colocação de uma prótese de titânio no joelho, que lhe permite esquiar sem limitações, e motivada pela perspetiva dos Jogos Olímpicos na sua estação de eleição em Cortina, Lindsey Vonn reencontrou este inverno o seu melhor nível.

Depois de ter garantido na quinta-feira que não iria correr "qualquer risco" antes dos Jogos Olímpicos, que se disputam dentro de menos de um mês, confirma mais uma vez o seu estatuto de líder da disciplina ao conquistar aos 41 anos a sua 84.ª vitória na Taça do Mundo, a segunda nesta época, depois do triunfo em Saint-Moritz (Suíça) em dezembro.

Sobe ao seu quinto pódio da temporada em seis provas disputadas e lidera naturalmente a classificação da descida, com 340 pontos.

A prova foi interrompida durante várias dezenas de minutos após a queda da austríaca Magdalena Egger, que acabou nas redes de proteção. A esquiadora, que no mês passado subiu ao seu primeiro pódio na Taça do Mundo (2.ª atrás de Vonn na descida de Saint-Moritz), foi evacuada de helicóptero, aparentemente com uma lesão no joelho.

A Taça do Mundo em Zauchensee prossegue no domingo com o super-G.