Jogos Olímpicos de Inverno: Vonn completa primeira descida de treino após rutura do LCA

Lindsey Vonn dos Estados Unidos durante o treino
Lindsey Vonn dos Estados Unidos durante o treinoLeonhard Foeger / Reuters

O tempo obrigou Lindsey Vonn a esperar, mas a grande estrela do esqui dos Estados Unidos concluiu a sua primeira descida de treino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina esta sexta-feira, sem que o joelho lhe causasse qualquer dificuldade aparente.

A atleta de 41 anos planeia competir no domingo, apesar de ter rompido o ligamento cruzado anterior numa queda na descida da Taça do Mundo na Suíça na semana passada – uma lesão que teria afastado a maioria dos atletas e que veio reforçar ainda mais a sua reputação já inabalável.

Com o dorsal número 10, a campeã olímpica de descida em 2010 e líder da Taça do Mundo na disciplina teve de aguardar que o nevoeiro levantasse antes de poder testar o seu joelho esquerdo protegido a qualquer velocidade.

A eslovena Ilka Stuhec, que foi a primeira a partir, caiu anteriormente, obrigando a que a pista Olimpia delle Tofane fosse novamente preparada, e a sessão voltou a ser interrompida quando o nevoeiro regressou após a descida da quarta atleta, a austríaca Nina Ortlieb. A norueguesa Marte Monsen, que também caiu em Crans-Montana na semana passada, não chegou a participar.

Vonn manteve-se quente, enquanto esperava no topo da montanha a tirar selfies, a atualizar as redes sociais ou a fazer alongamentos. Chegaram mesmo a improvisar algumas coreografias de dança. Quando Vonn finalmente arrancou, mais de 90 minutos depois de Stuhec ter iniciado a sessão, a sua descida ficou concluída em um minuto e 40,33 segundos. Exagerou numa curva e perdeu velocidade na parte final, mas é frequente as atletas abrandarem nos treinos, concentrando-se nas trajetórias e no terreno.

"Nada me faz mais feliz! Ninguém acreditaria que eu estaria aqui... mas consegui! Estou aqui, estou a sorrir e, aconteça o que acontecer, sei o quão sortuda sou. Não vou desperdiçar esta oportunidade. Vamos a isto!!", escreveu na sua conta de Instagram enquanto subia a montanha de manhã.