Mais

Snooker: Allen consegue um raro 147 pontos, mas é eliminado do Campeonato do Mundo por Wakelin

Mark Allen comemora um 147 no seu encontro com Chris Wakelin
Mark Allen comemora um 147 no seu encontro com Chris WakelinMike Egerton, PA Images / Alamy / Profimedia
Mark Allen, da Irlanda do Norte, conseguiu apenas a 15.º break de 147 na história do Campeonato do Mundo de Snooker, mas acabou por ser derrotado por 13-6 por Chris Wakelin na sexta-feira.

Allen produziu o seu quadro brilhante num jogo da segunda ronda contra o qualificador Wakelin no Crucible Theatre de Sheffield. O jogador de 39 anos deu um murro no ar depois de ter afundado a última preta no 13.º quadro e foi calorosamente felicitado por Wakelin.

Allen é apenas o 11.º jogador a fazer um 147 no famoso Crucible, enquanto foi o 15.º máximo no sorteio principal do torneio e o primeiro desde Mark Selby na final de 2023.

Allen receberá um prémio de 45.000 libras (52 mil euros) por ter registado o 217.º máximo na história do snooker.

O sete vezes campeão mundial Stephen Hendry disse à BBC que o apuramento de Allen foi "absolutamente fenomenal" e acrescentou: "Que atuação. Inacreditável. Incrível da parte de Mark Allen. Ele estava 10-2 atrás e não marcou um ponto durante três frames, sai depois do intervalo e faz um 147."

Mas a alegria de Allen foi de curta duração. Wakelin ganhou uma vantagem de 12-4 e, apesar de Allen ter ganho os dois quadros seguintes, acabou por vencer o encontro por 13-6 e garantir o seu lugar nos quartos de final.

Wakelin vai enfrentar o vencedor do confronto entre Lei Peifan e Xintong Zhao.