Mais

Snooker: Amador Zhao vence o antigo finalista Jak Jones e passa à segunda ronda do Campeonato do Mundo

Zhao Xintong poderá fazer história ao tornar-se o primeiro campeão mundial de snooker da China
Zhao Xintong poderá fazer história ao tornar-se o primeiro campeão mundial de snooker da ChinaZhai Zheng / XINHUA / Xinhua via AFP
Zhao Xintong tornou-se o primeiro amador a atingir a segunda ronda do Campeonato do Mundo de Snooker, depois de vencer o finalista do ano passado, Jak Jones, por 10-4, esta segunda-feira.

Para Zhao, que irá defrontar o compatriota e também gigante Lei Peifan, este é um caminho para a redenção, depois de o jogador de 28 anos ter cumprido uma suspensão de 20 meses, por ter violado os regulamentos das apostas.

Como resultado, está a jogar como amador em Sheffield, embora possa regressar ao circuito profissional na próxima época.

Lei derrotou o campeão de 2024, Kyren Wilson, no sábado, mas Jones acredita que Zhao pode ir até ao fim e garantir um sucesso histórico, ao tentar tornar-se o primeiro campeão mundial amador e chinês.

"Não vejo ninguém que esteja a jogar melhor do que ele", disse Jones.

"Se ele ganhar, não me surpreenderia nada e isso seria bom para o jogo. Há jogadores que ganharam muito mais, mas não vejo ninguém no torneio que seja realmente melhor do que ele", acrescentou o galês de 31 anos.

Apesar de Jones ter ganho os dois primeiros quadros da sessão, para reduzir a diferença para 7-4, Zhao recuperou e venceu os três quadros seguintes para garantir o seu lugar na próxima ronda.

A vitória de Zhao significa que haverá pelo menos quatro jogadores chineses nos oitavos de final - um recorde.

Zhao disse que o facto de ter de passar por quatro rondas de qualificação para ganhar o direito de jogar no evento principal lhe tirou alguma da ferrugem que sentia devido à falta de jogos em grandes torneios.

"No geral, estou satisfeito com o meu desempenho, especialmente em termos de pontuação", disse Zhao.

"Este encontro foi para recuperar a confiança. Só voltarei à digressão na próxima época, por isso todos os jogos que disputo agora são muito importantes. Não tive muitas oportunidades de competir esta época, por isso, independentemente do resultado, só queria dar o meu melhor e mostrar o meu jogo", acrescentou.

Zhao, que também chegou aos oitavos de final em 2022, não tem nada garantido contra Lei. O jogo será disputado em três dias, começando na sexta-feira.

"Lei tem jogado brilhantemente e mostrou que é capaz de ganhar títulos", disse Zhao.

Mais três jogadores chineses entram em ação esta segunda-feira.

Fan Zhengyi está atrás de Mark Allen por 5-4, enquanto o vice-campeão de 2016, Ding Junhui, e o ex-semifinalista Si Jiahui também fazem as suas primeiras aparições no Crucible este ano.