O inglês Wilson, que já tinha conquistado quatro títulos esta época, parecia ter o jogo da primeira ronda sob controlo, uma vez que recuperou de desvantagem nos dois primeiros frames e fez seis seguidos para liderar por 6-2 no duelo à melhor de 19.
Mas a frieza de Lei ajudou-o a recuperar de forma espantosa para ganhar sete frames seguidos, enquanto Wilson perdia o controlo.
Wilson ainda ganhou o 16.º frame com um século, mas falhou uma tacada de rotina na bola preta no início do frame seguinte para permitir a Lei a oportunidade de selar um dos maiores choques na história do torneio.
Lei parecia estar pronto para a vitória, mas depois falhou uma vermelha fácil com a meta à vista, quando liderava por 60-25. Wilson regressou então à mesa e ganhou o frame com as pretas para reduzir a diferença para um frame.
Mais uma vez, Lei liderou no frame seguinte, mas voltou a vacilar e Wilson empatou por 9-9 para marcar uma decisão.
Wilson parecia favorito, mas Lei aproveitou a sua oportunidade no último frame para conquistar a vitória com um break de 66.
Wilson, de 33 anos, é o mais recente jogador a sofrer a chamada Maldição do Crucible, que se refere ao facto de nenhum campeão pela primeira vez ter defendido o título no ano seguinte.