Num encontro entre dois terços da emblemática "Classe de 92" do snooker - com Ronnie O'Sullivan a completar o lendário trio - foi Higgins que capitalizou um punhado de erros incaracterísticos de Williams para se colocar na frente.
Ambos os jogadores, com quatro títulos mundiais cada um, tentam obter mais uma vitória no Crucible para acrescentar às suas carreiras históricas.
Enquanto Higgins e Williams trocaram frames numa batalha tipicamente cautelosa, Zhao Xintong fez uma jogada muito mais decisiva contra Chris Wakelin na outra mesa.
Wakelin, que já tinha surpreendido os ex-campeões mundiais Neil Robertson e Mark Allen para chegar aos primeiros quartos de final do Crucible, teve um início brilhante com um break de 93 para ganhar o primeiro frame. No entanto, Zhao, de 28 anos, respondeu com seis frames consecutivos de snooker clínico, estabelecendo uma vantagem de 6-1 antes de Wakelin estabilizar ao fazer o último frame da sessão para ficar a perder por 6-2.
A campanha de Zhao até aos quartos de final é ainda mais notável tendo em conta o histórico recente. Antigo vencedor do Campeonato do Reino Unido, Zhao foi um dos dez jogadores chineses sancionados num escândalo de manipulação de resultados no ano passado.
Apesar de não ter perdido jogos deliberadamente, aceitou acusações de cumplicidade na viciação de resultados de outro jogador e de apostas em jogos. Cumpriu uma pena de 20 meses de suspensão - a mais longa de todas as penas - e perdeu o seu lugar no circuito profissional World Snooker Tour.
Apesar de competir oficialmente neste torneio como amador, Zhao já garantiu o seu regresso ao circuito para a próxima época e as prestações em Sheffield demonstraram o talento formidável. Para chegar a esta fase, Zhao teve de passar por quatro rondas de qualificação,sendo este o seu sétimo jogo na competição - e, sem dúvida, uma das histórias mais impressionantes do campeonato deste ano.
Ambos os jogos dos quartos de final serão retomados mais tarde na noite de terça-feira (19:00), com os lugares das meias-finais em disputa.