Mais

Snooker: Judd Trump atinge marca histórica, O'Sullivan a caminho dos quartos de final

Trump festeja o seu 100.º "century break" da época
Trump festeja o seu 100.º "century break" da épocaRichard Sellers / PA Images / Profimedia
Judd Trump emociona os espectadores com uma marca histórica nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Snooker de 2025. Juntamente com Ronnie O'Sullivan e Luca Brecel, está no bom caminho para atingir os quartos de final. Si Jiahui e Ben Woollaston podem estar a viver um momento de suspense na sessão final.

Foi o confronto mais aguardado dos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Snooker de 2025, com Judd Trump e Shaun Murphy, dois favoritos do torneio e antigos campeões do mundo, a defrontarem-se na segunda ronda - Trump levou uma vantagem de 5:3 da primeira sessão para a noite, depois de ter ficado para trás logo no início.

A segunda sessão começou com problemas iniciais para ambos os jogadores. Tanto Murphy como Trump perderam várias oportunidades e travaram emocionantes duelos de segurança. Após 43 minutos, Murphy acabou por vencer o primeiro quadro da noite e reduziu a desvantagem de ontem para 4:5.

Shaun Murphy vs. Judd Trump

Judd Trump consegue a 100.ª quebra de século da época

Mas não se seguiu uma sessão de maratona. Até ao intervalo do meio da sessão, Trump e Murphy alternaram com pausas altas, dando a Trump uma vantagem de 7:5 no intervalo, mas ele teve que esperar pela sua 100.ª quebra de século da temporada. Depois de ter falhado as pretas no ponto no quadro 10 com 89 pontos, teve um pouco de azar dois quadros mais tarde com o seu intervalo de 97 - e inicialmente manteve-se nos 98 centavos.

Isso mudou após o intervalo. Murphy encurtou a diferença com um 67, mas Trump conseguiu dois centurys (106, 132) em sucessão. Primeiro, o jogador de 35 anos jogou o seu break quase exclusivamente com a rosa numa pancada difícil e, quando atingiu a marca histórica dos 100 centurys, conseguiu mesmo uma ovação de pé durante o break e coroou a marca, que apenas Neil Robertson conseguiu até agora, com um apuramento total.

Trump com vantagem clara antes da sessão final

Trump ainda está a quatro centurys do recorde do australiano neste Campeonato do Mundo, mas já tem direito a 100.000 libras em prémios monetários pelo seu 100.º triple-digit break.

O número 1 do mundo não deixou dúvidas no último quadro da sessão sobre o porquê de ser o favorito para o encontro. Trump começou o quadro com um 51 e depois de uma falta, incluindo uma bola livre, Trump emocionou os fãs com um break de 92 - dando-lhe uma vantagem de 10:6 antes da terceira sessão.

Si Jiahui e Ben Woollaston em sintonia

Entretanto, houve um jogo de paciência na mesa 1. Tal como Trump, Si Jiahui foi para a segunda sessão com uma vantagem de 5:3, mas ao contrário do britânico, Si não conseguiu abrir uma diferença clara.

Ao longo da noite, os dois revezaram-se nos quadros, e sempre que Ben Woollaston conseguia reduzir a desvantagem para um quadro, o jogador chinês aumentava novamente a sua vantagem.

No entanto, Si só conseguiu um break de mais de 50 pontos (54). Woollaston fez pelo menos uma quebra de século e mais duas quebras altas (85, 67). Com 7:8, Woollaston teve uma grande oportunidade de empatar o resultado a 8:8 antes do final da sessão, mas Si roubou o quadro na última bola preta com um 46 claro para fazer 9:7.

Si Jiahui vs. Ben Woollaston

Luca Brecel bate recorde do Campeonato do Mundo

Durante a tarde, Luca Brecel quase conseguiu um desempenho de campeão do mundo. Depois da primeira sessão de ontem, que ganhou espetacularmente por 7:1, o belga não deu qualquer hipótese a Ding Junhui na segunda sessão e liderou por 11:1 após 12 frames - um recorde do Campeonato do Mundo, já que o belga ganhou onze frames seguidos em ambas as sessões depois de estar a perder por 0:1. Isto nunca tinha acontecido antes no Crucible.

Brecel tinha feito nove pausas de pelo menos 50 pontos até então, incluindo duas pausas de século totalizando 121 e 100 pontos nos quadros dois e cinco. Brecel dominou Ding em todas as estatísticas e demonstrou várias vezes o seu espetacular jogo de buraco.

Luca Brecel vs. Ding Junhui

Ding Junhui força set decisivo contra Luca Brecel

O Campeão do Mundo de 2023 esteve mesmo à beira de salvar completamente a terceira sessão agendada para amanhã e assim ganhar um dia extra de descanso antes dos quartos de final contra Trump ou Murphy, mas Ding conseguiu evitar a penalização máxima.

O jogador chinês quebrou a sequência de Brecel num frame de luta e reduziu a desvantagem para 2:11. Depois de o belga ter respondido com um break de 63 e ter ficado a apenas um frame de ganhar o jogo, o número 10 do mundo mostrou toda a sua classe: Ding contra-atacou com dois breaks de século (107, 110) no final da segunda sessão, forçando a terceira ronda decisiva, que se seguirá amanhã.

Ronnie O'Sullivan em grande forma

Na mesa seguinte, o recordista mundial Ronnie O'Sullivan teve um desempenho dominante. No entanto, o jogador de 49 anos falhou o início depois de começar o dia com uma vantagem de 6:2 e perdeu os dois primeiros quadros. Pang Junxu recuperou a vantagem de 4:6 graças a pausas de 88 e 62 pontos, mas O'Sullivan começou a jogar a sério e recuperou a liderança com pausas de 79 e 80.

Ronnie O'Sullivan vs. Pang Junxu

Depois de "The Rocket" ter estado sem um século ontem, o nó estalou no 13.º quadro - e como. O'Sullivan jogou duas pausas de pelo menos 100 pontos seguidos, depois de 106 pontos, marcou uns fortes 135 pontos seguidos no quadro 14.

Os dois últimos quadros da sessão foram mais competitivos, mas O'Sullivan também conseguiu vencê-los. Tal como Brecel, o campeão mundial recordista vai assim para a terceira sessão de amanhã com uma vantagem de 12:4.