Em busca de um recorde de oitavo título mundial na era moderna, O'Sullivan começou com solidez num primeiro frame bastante disputado, antes de Si — um dos jovens talentos mais promissores do snooker — responder com um excelente century break (pontuação de 100 ou mais pontos numa só visita à mesa).
No entanto, o jogador chinês de 22 anos rapidamente perdeu terreno devido a uma série de oportunidades desperdiçadas, permitindo ao jogador mais titulado da história afastar-se no marcador.
O'Sullivan castigou os erros de forma implacável, conseguindo três breaks superiores a 50 pontos para assumir uma vantagem de 4-1.
O Rocket terminou a sessão em grande estilo com um break clássico de 121 pontos, sublinhando o seu domínio.
Na sessão da tarde de terça-feira, o número um mundial Judd Trump fez mais uma demonstração impressionante na construção de breaks, colocando-se a vencer por 5-3 frente a Luca Brecel.
Trump conseguiu o seu 101.º e 102.º century breaks da temporada, ficando a um passo do recorde de 103 estabelecido por Neil Robertson numa única época, em 2013/14.
O campeão mundial de 2019 chegou a uma vantagem de 5-1 com uma exibição clínica, mas Brecel — que conquistou o título mundial em 2023 — demonstrou grande combatividade com breaks de 68 e um brilhante de 128, reduzindo a desvantagem e mantendo o jogo equilibrado antes da sessão da manhã de quarta-feira.
Todos os quatro jogos dos quartos-de-final serão retomados na quarta-feira.