Mais

Snooker: Puro drama entre Williams e Higgins, O'Sullivan ainda tremeu

Mark Williams venceu de forma dramática contra Higgins
Mark Williams venceu de forma dramática contra HigginsEvery Second Media, Every Second Media / Alamy / Profimedia
O primeiro semi-finalista do Campeonato do Mundo de Snooker de 2025 está decidido. Depois de Mark Williams e John Higgins terem começado a última sessão em pé de igualdade, o galês rapidamente ganhou uma vantagem clara. No entanto, de costas para a parede, Higgins provocou uma decisão que foi inigualável em termos de drama. Entretanto, Ronnie O'Sullivan tremeu por breves instantes contra Si Jiahui, mas acabou por conseguir manter a sua vantagem da sessão de ontem.

Mark Williams é o primeiro semi-finalista do Campeonato do Mundo de Snooker 2025. O galês teve um início de sonho e, depois de entrar no dia com uma vantagem de 8:8, rapidamente aumentou para 12:8 e colocou-se numa posição forte antes do intervalo da sessão. No entanto, John Higgins iniciou então uma incrível perseguição para o alcançar, que acabou por não conseguir completar de forma dramática.

John Higgins também teve as suas oportunidades nos primeiros quadros, mas não conseguiu capitalizá-las para fazer quaisquer quebras significativas. Williams ganhou os quatro quadros com clareza e produziu três pausas superiores (73, 53, 52). Williams não produziu nenhum fogo de artifício, mas cometeu menos erros do que o escocês.

Higgins não consegue fazer um regresso louco

No entanto, com as costas contra a parede, Higgins reagiu com força. Williams deixou o escocês ir para a mesa no quadro 21 após um erro, que Higgins aproveitou com pequenas pausas. O jogador de 49 anos também venceu os dois quadros seguintes, desta vez com uma quebra de 94 pontos após uma segurança falhada por Williams, e no quadro 23 conseguiu uma quebra de um século com 114 pontos. Aos 11:12, o escocês jogou um 67, Williams voltou à mesa mas não conseguiu ameaçar Higgins.

Assim, o jogo chegou ao deceider, que teve tudo o que os fãs de snooker poderiam desejar em termos de drama. Inicialmente, Williams assumiu uma vantagem de 25:0, mas deixou o escocês numa mesa aberta depois de um preto pesado. Depois de 31 pontos, no entanto, Higgins saiu de forma controlada - e teve a oportunidade de se afastar novamente pouco depois. No entanto, não o conseguiu fazer, dando ao galês a oportunidade de contra-atacar aos 26:52.

Depois de 30 pontos, porém, o jogo também terminou para Williams, que pelo menos assumiu a liderança aos 56:52, faltando uma bola vermelha. Mas depois de uma defesa falhada, Higgins teve finalmente a oportunidade de decidir o jogo a seu favor. O jogador de 49 anos acertou numa castanha incrivelmente forte no rail curto, mas falhou a bola de enquadramento com a azul. Williams aproveitou o facto e ganhou a decisão na última e decisiva bola preta.

John Higgins vs. Mark Williams

Ronnie O'Sullivan lidera confortavelmente apesar dos problemas

Na mesa seguinte, Ronnie O'Sullivan teve de se preocupar com a sua liderança uma e outra vez, mas no final dividiu os oito frames com Si Jiahui e lidera por 10:6 antes da decisão desta noite. Ambos também ganharam dois frames cada no intervalo da sessão. Si conseguiu um break de um século (101) e um 52, enquanto o break mais alto de O'Sullivan foi um 75.

Após o intervalo, o jogador chinês conseguiu os seus frames com um 52 e um 61. O'Sullivan tinha muito mais por que lutar: só ganhou o quadro 21 na última preta, depois de uma longa batalha, e no quadro 24 capitalizou um erro do jogador de 22 anos, que saiu da mesa depois de marcar 29 pontos e teve de assistir ao "The Rocket" fazer 10-6 com um 64. A grande vantagem é certamente lisonjeira, pois Si poderia ter feito muito melhor na segunda sessão.

Ronnie O'Sullivan vs. Si Jiahui