Zhao derrotou O'Sullivan, considerado por muitos como o melhor jogador de snooker, por 17-7 no Crucible Theatre de Sheffield, na sexta-feira, com uma sessão de sobra, para garantir o seu lugar na final de domingo e segunda-feira contra Judd Trump ou Mark Williams.
O feito de Zhao é ainda mais impressionante se tivermos em conta que teve de passar por quatro rondas de qualificação apenas para entrar no sorteio principal, uma vez que continua o seu regresso após uma proibição de 20 meses devido ao seu envolvimento num escândalo de apostas.
Desde então, derrotou Jak Jones, Lei Peifan, Chris Wakelin e O'Sullivan para se juntar a Ding Junhui como o único outro jogador da China a chegar à final mundial.
Zhao, que joga como amador em Sheffield, desafiou as previsões antes do jogo ao vencer todos os oito frames na sessão da manhã para abrir uma vantagem de 12-4 sobre O'Sullivan antes de completar o trabalho à noite para derrubar o seu herói.
O'Sullivan acha que o vencedor do Campeonato do Reino Unido de 2021, Zhao, pode agora ir até ao fim, com o inglês convencido de que um campeão mundial chinês seria bom para o snooker.
"Acho que seria fantástico", disse O'Sullivan. "Acho que se ele ganhasse seria uma mega estrela. Ele ainda é muito grande na China como está. Mas se se tornar campeão do mundo seria fantástico para o snooker e também para a sua vida".
"Ele pode definitivamente ultrapassar a linha. Acho que ele vai ter um teste maior (na final). Será um verdadeiro teste para ele. Ele jogou muito bem. Há que dar crédito a quem o merece. Temos uma relação muito boa. Estou sempre a tentar ajudá-lo, se puder".
Zhao, que vive em Sheffield, terminou a sua vitória nas meias-finais com um dia de antecedência e sente que vai beneficiar do descanso extra: "Tive um dia de folga e isso é muito bom para mim".
"Quando tinha oito ou 10 anos, foi a primeira vez que joguei snooker e (ganhar o Campeonato do Mundo) é o meu único sonho ainda hoje. A partir desse momento, pensei que o sonho estava muito longe, mas agora consigo vê-lo, mas sei que está muito longe. Mas vou tentar", acrescentou.
A identidade do adversário de Zhao na final permanece incerta, com Williams a liderar Trump por 13-11 a caminho da sessão final de sábado da sua meia-final.