Mais

Snooker: Vitória de Zhao no Campeonato do Mundo levará o desporto a novos patamares na China e não só

O chinês Zhao Xintong é o primeiro asiático a vencer o Campeonato do Mundo de Snooker
O chinês Zhao Xintong é o primeiro asiático a vencer o Campeonato do Mundo de SnookerOli Scarff / AFP
O chefe mundial do snooker, Jason Ferguson, diz que o triunfo do campeão mundial do pioneiro chinês Zhao Xintong em Sheffield levará o desporto a "outro nível".

Zhao derrotou o tricampeão Mark Williams por 18-12, na segunda-feira, para se tornar o primeiro campeão asiático no Crucible, envolvendo-se na bandeira chinesa enquanto celebrava.

Ferguson, presidente do órgão dirigente do desporto, descreveu o jogador de 28 anos como um "herói nacional".

"Ele entrou nos livros de história deste desporto e na China será provavelmente uma das maiores estrelas", disse Ferguson, presidente da Associação Mundial de Bilhar e Snooker Profissional, à BBC.

"O snooker é muito importante na China. Ele é jovem, talentoso e divertido e fala inglês e mandarim. Isto vai levar o snooker a outro nível. A China adora os seus heróis e vencedores. Alguns países apoiam os outsiders, mas na China celebram verdadeiramente os seus campeões. Ele tem a capacidade de se tornar a estrela desportiva mais popular do país", acrescentou.

Zhao é apenas o terceiro jogador qualificado, depois de Terry Griffiths e Shaun Murphy, a conquistar o maior prémio do snooker desde que o torneio se mudou para Sheffield em 1977.

Zhao tem jogado como amador desde setembro, enquanto continua o seu regresso após uma suspensão de 20 meses por envolvimento num escândalo de apostas em 2023.

A China tem agora os atuais campeões masculinos e femininos, depois de Bai Yulu ter vencido o Campeonato do Mundo de Snooker Feminino de 2024.

O derrotado Williams disse que a vitória de Zhao pode ser um momento crucial para o snooker e potencialmente "abrir as comportas em todo o lado".

"Temos uma nova superestrela. Era disto que o snooker precisava, de alguém como ele", disse.

"Ele será um grande campeão mundial. É provavelmente o melhor ceramista que já vi - só tenho admiração por ele. Ele bateu em toda a gente, incluindo o Ronnie (O'Sullivan) e eu. Observem-no, porque ele pode dominar ou, pelo menos, dar a Judd Trump e Kyren Wilson (os melhores jogadores do mundo) uma corrida pelo seu dinheiro", acrescentou.

Um recorde de 10 jogadores chineses competiu no sorteio principal de 32 jogadores no Crucible este ano, refletindo a crescente força da nação no snooker.

Na plataforma chinesa Weibo, a hashtag "Zhao Xintong vence o campeonato do mundo" tinha 120 milhões de visualizações na manhã desta terça-feira e estava entre as histórias mais populares.

Ding Junhui, a primeira estrela chinesa do snooker e finalista vencido do campeonato do mundo de 2016, saudou o feito de Zhao.

"Hoje, Zhao Xintong conseguiu! O que ele ganhou é o sonho partilhado por gerações de jogadores de snooker chineses", escreveu no Weibo.

"Estou feliz por ti e orgulhoso da ascensão da força chinesa!", acrescentou.