Mais

Snooker: Zhao Xintong bate Mark Williams e faz história ao sagrar-se campeão do mundo

Zhao Xintong venceu o Campeonato do Mundo de Snooker
Zhao Xintong venceu o Campeonato do Mundo de SnookerMike Egerton, PA Images / Alamy / Profimedia
A estrela chinesa em ascensão Zhao Xintong venceu o Campeonato do Mundo de Snooker depois de derrotar Mark Williams por 18-12 na sessão nocturna no Crucible, na segunda-feira à noite.

Zhaoprecisava de ganhar mais um quadro na sessão nocturna para conquistar o título histórico na melhor de 35 partidas em Sheffield, apesar de uma luta vigorosa de Williams na sessão nocturna.

O jogador de 28 anos tinha construído uma vantagem de 11-6 no domingo e, com o título à vista, virou o parafuso sobre Williams na sessão da tarde de segunda-feira. Zhao ganhou quatro dos primeiros cinco quadros e passou a ter uma vantagem de 15-7, aumentando a perspetiva de terminar a final com uma sessão de sobra.

Mas, na sessão da tarde, um Williams rejuvenescido viveu para lutar mais um dia, ao fazer 9-17 depois de uma bela quebra de século de 101, antes de fechar o segundo quadro da noite depois de capitalizar os erros do seu adversário para fechar a diferença para sete quadros.

Depois, ele fechou um terceiro quadro consecutivo com um impressionante 96, enquanto a mais improvável das reviravoltas começava a dar sinais de vida. Williams assegurou que a final passaria o intervalo quando fechou o 12.º frame com um 73, forçando finalmente um sorriso irónico de Zhao.

Depois do intervalo, Zhao acumulou 23 antes de cometer um erro numa longa vermelha, embora Williams não tenha conseguido capitalizar uma longa preta com o resto num momento crucial da partida. Zhao construiu uma vantagem inatacável para finalmente confirmar a vitória por 18-12 com um break de 110, conquistando assim o seu primeiro título mundial.

A sensação chinesa, que teve uma sessão não utilizada na sua derrota por 17-7 nas meias-finais contra o sete vezes campeão do mundo Ronnie O'Sullivan, não conseguiu alcançar o mesmo feito desta vez, com Williams a parar brevemente.

O galês de 50 anos não foi páreo para a dinâmica de Zhao e para a implacável construção de breaks, enquanto a estrela chinesa se aproximava da imortalidade do snooker.