Mais

Snooker English Open: Allen em recuperação enfrenta Zhou numa final surpresa

Mark Allen no Open de Inglaterra
Mark Allen no Open de InglaterraČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

O English Open terá uma final surpreendente com Mark Allen e Yuelong Zhou. Enquanto Zhou derrotou de forma convincente o tetracampeão mundial Mark Selby na meia-final, Mark Allen conseguiu mais uma reviravolta na dramática vitória sobre Jak Jones.

Mark Allen voltou a fazê-lo: tal como nas vitórias frente a Ding Junhui e Elliot Slessor, o norte-irlandês recuperou de uma desvantagem aparentemente irrecuperável e manteve a frieza no frame decisivo.

Contra Jak Jones, não esteve em desvantagem de 0-3 (num "Best of 7" contra Ding) ou de 0-4 (num "Best of 9" contra Slessor), mas conseguiu virar um 3-5 para vencer por 6-5.

A fase inicial da noite foi claramente dominada por Jones, que, com breaks de 92, 84 e 61, chegou ao intervalo a vencer por 3-1. Allen ainda ganhou o terceiro frame com um break de 93, mas teve pouco tempo de mesa.

Allen mantém-se frio no frame decisivo

Após a pausa, o número 10 do ranking mundial reagiu com breaks de 102 e 62, empatando a 3-3. Jones não se deixou abalar, venceu dois frames consecutivos e colocou-se a vencer por 5-3 – a apenas um frame da sua segunda final de ranking.

Encostado às cordas, Allen voltou a acelerar: com breaks consecutivos de 68, 67 e 82 pontos, ganhou três frames seguidos e virou o encontro para um triunfo por 6-5.

"Foi um jogo estranho, porque apesar de estar a perder 1-3 ao intervalo, na verdade não tinha feito muita coisa errada", afirmou um Allen bem-disposto após a partida. "Até disse em tom de brincadeira ao Chris Henry que estava numa ótima posição ao intervalo – pelo menos desta vez tinha ganho um frame".

"Na segunda metade pontuei muito melhor. Foi o meu melhor jogo desta semana. Na final vou ter de subir ainda mais o nível, porque o Zhou está a jogar muito bem neste momento".

Zhou faz Selby parecer ultrapassado

Zhou mostrou exatamente isso na meia-final contra o favorito Mark Selby. Os dois primeiros frames da tarde foram para Zhou, que depois venceu um terceiro frame muito disputado (59 minutos) para aumentar a vantagem para 3-0. O último frame antes do intervalo também foi equilibrado – Selby encaixou uma preta difícil no final de um clearance de 71 e reduziu para 1-3.

Após a pausa, Selby teve a oportunidade de aproximar-se, mas falhou a última vermelha difícil. Zhou aproveitou e fez o 4-1.

O tetracampeão do mundo ainda venceu o sexto frame, mas a decisão caiu logo a seguir. Selby, com azar, durante um break de 54 pontos encaixou a azul, mas uma vermelha caiu inadvertidamente no mesmo lance, interrompendo a série. Zhou aproveitou e, implacável, fez um clearance de 60. Selby ainda reduziu para 3-5, mas Zhou não deu mais hipóteses e fechou a vitória por 6-3.

"É um enorme impulso para a minha confiança. Não chegava a uma final há três anos e na época passada joguei muito mal", disse um Zhou aliviado após o encontro. Este poderá ser o seu primeiro título de ranking no circuito principal. Na sua última final, Zhou perdeu precisamente contra o seu adversário de amanhã, Mark Allen, no Northern Ireland Open.

Agora, o número 32 do mundo terá a oportunidade de se vingar. A final será jogada no formato Best of 17. Para além do título e dos importantes pontos para o ranking mundial, está em jogo um prémio de 100 mil libras.