Mais

Snooker: Graeme Dott, antigo campeão mundial, vai ser julgado por abuso sexual de menores

Graeme Dott, da Escócia, joga uma tacada contra Neil Robertson, da Austrália, na final do World Grand Prix 2020
Graeme Dott, da Escócia, joga uma tacada contra Neil Robertson, da Austrália, na final do World Grand Prix 2020Calf-Max / Imaginechina via AFP
O antigo campeão mundial de snooker Graeme Dott vai ser julgado no próximo ano por acusações de alegado histórico de abuso sexual de menores.

O escocês de 48 anos é acusado de ter tido um comportamento lascivo e libidinoso com duas crianças durante um período de 17 anos, entre 1993 e 2010. As acusações envolvem alegados incidentes em vários endereços no leste de Glasgow, em South Lanarkshire, e num veículo.

Os procuradores alegam que uma das queixosas, uma rapariga, foi sujeita a toques inapropriados, foi-lhe pedido que tirasse a roupa e foi exposta a comportamentos indecentes. Alega-se ainda que um rapaz foi molestado, alvo de comentários sexuais e observado enquanto tomava banho.

Dott, que conquistou o título de campeão do mundo em 2006, declarou-se inocente. O caso foi ouvido no Alto Tribunal de Glasgow, em que o tribunal foi informado de que o arguido tinha sido dispensado de comparecer à audiência processual.

O seu advogado, Euan Dow, disse que havia atualmente uma testemunha de defesa, embora outras pudessem ser chamadas e indicou que os preparativos para o julgamento ainda não estavam concluídos, mas solicitou que fosse fixada uma data.

O juiz confirmou que o julgamento está agendado para começar a 17 de agosto de 2026 e deverá durar cinco dias. Dott permanece sob fiança enquanto aguarda o desenrolar do processo.

A Associação Mundial de Bilhar e Snooker (WPBSA) suspendeu-o da competição no início deste ano, na sequência do anúncio das acusações.