Entre os membros da direção estão Judd Trump, Kyren Wilson e Mark Selby, enquanto Ronnie O'Sullivan, Ding Junhui e Xiao Guodong se inscreveram como membros, acrescentou a PSPA.
"A PSPA foi fundada neste momento porque os jogadores atualmente não acreditam que tenham uma voz suficientemente forte na direção comercial do desporto e sentem que a governação do snooker, como um todo, deve ter mais em conta as opiniões dos jogadores", disse a PSPA num comunicado de imprensa.
A associação afirma que pretende manter uma relação de colaboração com os organismos que regem o snooker, incluindo a World Professional Billiards and Snooker Association (WPBSA), a World Snooker e o atual Conselho de Jogadores da WPBSA.
"O nosso desporto merece uma associação de jogadores forte e independente que defenda a justiça, a transparência e o progresso", afirmou Higgins: "Procuramos trabalhar em estreita colaboração com a WPBSA, a World Snooker e o Conselho de Jogadores da WPBSA para garantir que os jogadores beneficiem de um conjunto completo de mecanismos de apoio... mantendo ao mesmo tempo uma verdadeira independência no que diz respeito a negociações e acordos comerciais."