Mais

Snooker: Robertson derrota O'Sullivan na final do Saudi Arabia Masters

Neil Robertson em Jeddah
Neil Robertson em JeddahČTK / imago sportfotodienst / TAI_CHENGZHE

Ronnie O'Sullivan não consegue coroar um regresso em grande no Saudi Arabia Masters e perde por pouco a final do Saudi Arabia Masters contra Neil Robertson por 9-10. O'Sullivan transforma uma desvantagem de 2-7 em 9-8, mas acaba por ser derrotado na decisão.

Ronnie O'Sullivan não conseguiu coroar a sua espetacular semana em Jeddah e perdeu com Neil Robertson na final do Saudi Arabia Masters. O'Sullivan transformou uma desvantagem de 2-7 numa vantagem de 9-8, mas Robertson levou a melhor num final emocionante.

A final teve um início prometedor durante a tarde: os primeiros quatro quadros passaram a voar. Neil Robertson jogou um 76, 108 e 81, enquanto O'Sullivan teve um início gaguejante após o dia louco de sexta-feora. Pelo menos conseguiu um break de 92 no segundo frame.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O'Sullivan voltou a jogar bem depois do intervalo com um 67, mas perdeu os últimos três quadros da sessão contra um Robertson taticamente forte e, assim, perdeu por 2-6 durante a tarde.

Ronnie O'Sullivan com um regresso espetacular à noite

Quando Robertson começou a noite com um 97 na segunda sessão, o jogador de 49 anos apercebeu-se da gravidade da situação e ripostou ao estilo clássico de O'Sullivan. Com pausas de 137, 97, 89, 57 e 80 pontos, ganhou cinco quadros seguidos e empatou a desvantagem de 2-7 em pouco tempo. O australiano só conseguiu dois pontos entre o quadro 10 e o quadro 13.

Ele respondeu com um nervoso 75, mas O'Sullivan estava imparável. Num thriller de 38 minutos, "The Rocket" conseguiu o importante 16.º frame para empatar novamente, após o qual assumiu a liderança pela primeira vez graças a um break de 64 que decidiu o frame.

Neil Robertson mostra nervos de aço

Mas a final ainda não tinha terminado, muito pelo contrário. Depois de O'Sullivan não ter conseguido dar seguimento a um parcial, Robertson conseguiu um parcial de 101 pouco depois para forçar uma decisão. O'Sullivan teve o melhor começo no quadro decisivo, inicialmente assumindo uma vantagem de 35-0 graças a fortes safeties, antes de optar por uma saída controlada após outro split sem sucesso.

Robertson teve a sua oportunidade um pouco mais tarde, após uma batalha de segurança, e aproveitou-a de forma espetacular. O australiano deu a volta ao défice graças a um break de 91, tornando-se o segundo vencedor do prestigiado torneio na Arábia Saudita, depois de Judd Trump no ano passado. Fez um buraco na bola chave no último vermelho, quando na realidade falhou a posição. Robertson corrigiu o seu erro com um longo vermelho na caçapa do canto verde.

Robertson sobe assim para o terceiro lugar no primeiro torneio do ranking mundial da nova época e leva para casa um cheque de 500.000 libras (cerca de 579 mil euros).