Mais

Snooker: Kyren Wilson vence o Masters de Xangai

Kyren Wilson
Kyren WilsonČTK / imago sportfotodienst / TAI_CHENGZHE

Que começo para a nova temporada de snooker 2025/26. No primeiro torneio importante, o Shanghai Masters, Kyren Wilson e Ali Carter percorrem quase toda a distância, mas no final Wilson levou a melhor e venceu por 11:9.

Kyren Wilson venceu o Shanghai Masters. Após uma semana de torneio emocionante, a final entre Wilson e Ali Carter teve tudo o que os fãs do snooker podiam desejar. No final, o Campeão do Mundo de 2024 teve o melhor final do seu lado e venceu por 11:9.

Depois de a primeira sessão ter terminado de forma equilibrada, com Carter a responder fortemente a uma desvantagem de 3:5 graças a quebras de 66 e 68, Wilson rapidamente recuperou a antiga liderança. O primeiro quadro continuava a ser uma luta para Wilson, apenas para ele se afastar para 7:5 com um século de 105.

Mas Carter não seria Carter se não contrariasse prontamente este défice. O "capitão" recuperou graças a um 76, e depois manteve a calma num frame disputado para fazer 7:7 antes do intervalo da sessão.

Recorde o jogo entre Wilson e Carter

Wilson frio nos momentos decisivos

Mas o "Guerreiro" não ficou impressionado com a segunda reviravolta na final e pensou consigo mesmo: Tudo o que é bom vem em três. Depois de um 66, que foi decisivo para o quadro, Wilson fez a sua terceira quebra de século (122) para recuperar a vantagem de dois quadros (9:7).

Por falar em "tudo de bom vem em três", isso também se aplica a Carter, que não desistiu e conseguiu empatar novamente. Primeiro, conseguiu uma vantagem total de 140 pontos, depois uma série de 63 pontos foi suficiente para empatar o marcador a 9:9.

No entanto, o "capitão" simplesmente não conseguiu assumir o controlo total. Wilson voltou a assumir a liderança no importante 19.º frame graças a um 86, que acabou por conquistar num final de cortar a respiração. Carter teve duas oportunidades para garantir o empate no 20.º frame. 

Na sua segunda oportunidade, no entanto, falhou a bola do quadro - e Wilson aproveitou para garantir o jogo na última bola preta.