Mais

Snooker: O espetacular Shanghai Masters abre o apetite para a época

Ali Carter (esq.) e Kyren Wilson (dir.) na cerimónia de entrega dos troféus.
Ali Carter (esq.) e Kyren Wilson (dir.) na cerimónia de entrega dos troféus.Cns photo, CNSphoto / Alamy / Profimedia

A temporada de snooker 2025/26 começa de forma espetacular: em Xangai, os adeptos chineses proporcionam um ambiente fantástico, o primeiro maximum break da temporada acontece e Kyren Wilson conquista o título numa final absolutamente emocionante. A Flashscore faz o balanço do torneio e antecipa o Saudi Arabia Masters, que arranca já na sexta-feira.

Kyren Wilson venceu o Shanghai Masters, e assim também o arranque não-oficial da época 2025/26, e dez anos após o seu primeiro triunfo. Quando Wilson colocou a última bola preta decisiva no 20.º frame para selar o 11-9, era visível o alívio no campeão mundial de 2024.

Wilson não conseguiu conter um estrondoso "Come on!" e não admira: a época 2024/25 terminou de forma amarga com uma eliminação logo na primeira ronda do Mundial de Sheffield frente a Lei Peifan.

Mas para além da emocionante final, o Shanghai Masters teve muito mais para oferecer: Zhang Anda fez um maximum break, o campeão mundial Zhao Xintong perdeu após uma série de 26 vitórias consecutivas e Mark Selby esmagou Shaun Murphy.

O Flashscore apresenta um resumo dos principais acontecimentos desta semana intensa de torneio.

Destaque do torneio: Maximum break de Zhang Anda

Como não podia deixar de ser: o maximum break de Zhang Anda diante do seu público foi, naturalmente, o grande destaque do torneio. Estando a perder por 2-5 (num formato à melhor de 11 frames) frente a Ding Junhui, o chinês conseguiu os 147 pontos, a maior pontuação possível no snooker em condições normais, mesmo com a pressão contra si.

Durante o break, Zhang cometeu um erro posicional quando tinha 88 pontos, ficando mal colocado para uma das três vermelhas restantes. No entanto, corrigiu o erro com um double espetacular e, com a colocação ideal, retomou o controlo. O único amargo de boca: a sua recuperação não teve sucesso no decider. Com 43-1 no marcador, cometeu uma falta ao tentar colocar uma vermelha, e Ding aproveitou com um break de 68 pontos para vencer.

Vencedor moral do torneio: Ali Carter

Claro que Kyren Wilson venceu o Shanghai Masters, mas o vencedor do coração dos fãs foi Ali Carter. O "Captain" foi apenas incluído no torneio por convite após a desistência de Mark Allen, e encantou os adeptos não só com breaks de qualidade, sobretudo com a sua força mental que o levou até à final.

Contra Mark Williams, Xiao Guodong e Mark Selby, Carter venceu sempre quatro frames consecutivos, virando desvantagens claras a seu favor. Na final, esteve perto de derrotar Wilson: esteve a perder por 3-5, 5-7 e 7-9, mas recuperou sempre com dois frames seguidos. No 9-10, apenas precisava de uma vermelha para empatar, mas a qualidade de jogo de Wilson superou, no momento decisivo, a força de vontade de Carter. Ainda assim, um início de época muito forte para o número 17 do mundo, que conquistou o público com a sua exibição.

Derrotado do torneio: Shaun Murphy

Em formatos curtos como o "melhor de 11", as surpresas no snooker são comuns. Com um leque tão competitivo, qualquer fraqueza pode ser fatal. Judd Trump, por exemplo, caiu logo nos quartos-de-final frente a Mark Selby. No entanto, o que aconteceu antes com Murphy contra Selby foi, mesmo tendo em conta o contexto, um verdadeiro pesadelo.

O que, no papel, prometia ser um duelo equilibrado, transformou-se numa humilhação para Murphy. O campeão mundial de 2005 e atual 14.º do ranking mundial perdeu por 0-6, sofrendo um whitewash. Excetuando o segundo frame, onde fez 41 pontos, mal teve oportunidade de jogar. Em três frames não pontuou, num fez apenas um ponto e noutro chegou aos dez. Muito pouco para o "Magician".

Antevisão: Saudi Arabia Masters promete emoção e muito dinheiro

Murphy não terá muito tempo para refletir sobre a derrota, já que esta sexta-feira arranca o primeiro torneio pontuável da temporada: o Saudi Arabia Masters.

O torneio, que desde a época passada é considerado um Major, está dotado com 2,3 milhões de libras, o valor mais alto da época, a par do Campeonato do Mundo. Por isso, quase todos os principais jogadores marcarão presença, tal como no Shanghai Masters. No entanto, os principais nomes só entram em ação a partir de terça-feira. Antes disso, os jogadores com rankings mais baixos competem pelas vagas nos 32 finalistas. Entre os participantes estão também o alemão Umut Dikme e o austríaco Florian Nüssle.