Recorde aqui as incidências do encontro
Brecel tem lutado por grandes desempenhos desde que venceu o Campeonato do Mundo em 2023, mas o belga começou de forma dominante no Alexandra Palace para chegar a uma vantagem de 3-1 numa corrida para seis frames.
No entanto, Wakelin ripostou com uma série de 67 pontos no quinto para reduzir a diferença para 3-2. Depois, os dois trocaram novamente de frames para fazer 4-3 e o jogo parecia encaminhar-se para um clímax emocionante.
Mas Brecel acertou o passo e fez três potes particularmente impressionantes para aumentar para 5-3, antes de fechar o jogo com um break de 73 para marcar um confronto com Kyren Wilson nos quartos de final.
"É o que acontece quando se está sempre a sair da posição", disse Brecel sobre os potes vistosos. "Há coisas em que trabalhar, mas estou feliz com a vitória".
O jogador de 29 anos foi pragmático na entrevista após o jogo, dizendo que ainda está à espera da forma que precisa para vencer no norte de Londres.
"Está a chegar. Não sei quando, mas está a chegar", vincou.
Questionado sobre se está a gostar do seu snooker, o belga respondeu: "Estou a gostar muito. Só preciso de jogar um pouco melhor para ter uma oportunidade aqui. Mas sim, só pode melhorar a partir de agora".
No início do dia, Wilson venceu o chinês Zhang Anda por 6-4 para garantir o seu lugar nos quartos de final.
Quartos de final do Masters
Neil Robertson contra Shaun Murphy
Mark Allen contra Mark Selby
Judd Trump contra Ding Junhui
Kyren Wilson vs Luca Brecel