Snooker: Mark Selby e Shaun Murphy causam surpresa e caem no Masters

Mark Selby pensativo no Masters
Mark Selby pensativo no MastersJohn Walton, PA Images / Alamy / Profimedia

O Masters no Alexandra Palace, em Londres, arrancou com duas grandes surpresas: logo no início, o detentor do título, Shaun Murphy, foi eliminado na 1.ª ronda do prestigiado torneio por convite por Wu Yize. À noite, o tetracampeão mundial Mark Selby também foi derrotado por Xiao Guodong, outro estreante no Masters.

Primeiro dia do Masters com vitória para a China. Primeiro, Wu Yize afastou o campeão em título Shaun Murphy com um expressivo 6-2 na 1.ª ronda e, à noite, Xiao Guodong não teve dificuldades frente a Mark Selby e venceu igualmente por 6-2.

Yize entrou da melhor forma: o jovem chinês de 22 anos garantiu o primeiro frame com pequenos breaks e, de seguida, assinou uma impressionante Total Clearance de 137 pontos para se colocar rapidamente a vencer por 2-0. O terceiro frame foi mais repartido, mas Yize manteve sempre o controlo.

Shaun Murphy desperdiça duas vantagens claras

Murphy respondeu antes do intervalo com pequenos breaks e conquistou o seu primeiro frame para o 1-3. Após a pausa, esteve perto de reduzir para 2-3, mas Yize roubou-lhe o frame com uma clearance de 30 pontos na última preta, colocando o resultado em 4-1.

Recorde as incidências da partida

Depois de ambos os jogadores partilharem os frames seguintes, Murphy, quando o marcador estava em 2-5, voltou a desperdiçar uma vantagem clara: bastou a Yize uma clearance de 44 pontos até à rosa para fechar definitivamente o encontro.

Mark Selby cai perante Xiao Guodong

Nos quartos de final, Yize vai defrontar o compatriota Guodong, que à noite não deu qualquer hipótese a Selby. Num verdadeiro festival de breaks, o chinês entrou em grande e venceu os primeiros quatro frames com séries de 95, 77, 76 e 62 pontos.

Recorde as incidências da partida

Selby ainda reduziu após o intervalo com breaks de 101 e 76, colocando o resultado em 2-4, mas Guodong travou a tentativa de recuperação com um Century Break de 118 pontos. Num oitavo frame muito disputado, uma excelente bola castanha encaixada no final das cores foi decisiva, com uma clearance de 20 pontos até à rosa. Assim, Guodong também chega aos quartos de final do prestigiado torneio por convite na sua estreia no Masters.